Primeiro carro híbrido chinês chegará ao mercado

Foto: Divulgação

O primeiro veículo híbrido de fabricação chinesa, construído pelo Grupo Automotivo ChangAn, parceiro local da Ford e da Mazda, acaba de ser fabricado e estará disponível no mercado chinês em 2008, informou na sexta-feira (14) o jornal "Shanghai Daily".

O novo modelo, um carro de passeio chamado Jie Xun, equipado com um motor elétrico e um convencional, pode conseguir uma economia no consumo de combustível de até 20% e um nível de emissões equivalente ao padrão internacional Euro IV, disse Liu Yue, porta-voz da ChangAn, quarta maior fabricante de carros da China.

Liu disse que o modelo Prius da empresa japonesa Toyota, como modelo híbrido de tecnologia mais avançada no mercado, tem um consumo mais eficiente, mas acrescentou que o preço do novo veículo chinês será "significativamente menor", já que a produção do Jie Xun "representa um custo acrescido de somente 20% na produção".

A companhia chinesa, com sede em Chongqing, a maior cidade do país, levou seis anos para desenvolver o novo modelo.

O carro competirá no mercado chinês não só com o Toyota Prius, mas também com outros veículos importados, como o Lexus LS400H e o Honda Civic.



Comentários