ParqTec comemora 23 anos investindo em inovação tecnológica

A mais antiga e bem sucedida experiência de gestão de incubadoras de empresas de base tecnológica (EBT''s) completa no dia 17 de dezembro, 23 anos de existência. O pioneirismo do ParqTec na América Latina foi um marco e gerou com competência técnica um modelo que foi amplamente copiado no Brasil e em outros países.

O ParqTec é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, instituída oficialmente em dezembro de 1984, com a missão de ser gestora e promotora do Pólo de Alta Tecnologia de São Carlos (SP). Desde a sua criação, vem implantando mecanismos de ligação das universidades e dos centros de pesquisa com as empresas, contribuindo para o engrandecimento do complexo sãocarlense de tecnologia e para o desenvolvimento regional.

No primeiro semestre de 1985, o ParqTec implantou, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sua primeira incubadora de EBT''s. Até hoje, mais de 90 empresas já passaram pelo ParqTec, algumas atingindo sucesso internacional, como a Opto Eletrônica, também sediada hoje em São Carlos.

"Nossas incubadoras serviram de exemplo para o Sebrae-SP criar sua rede de 50 incubadoras de empresas", diz o professor Sylvio Goulart Rosa Junior, presidente e idealizador do ParqTec.

Hoje, o ParqTec administra oito incubadoras no estado de São Paulo. As três de São Carlos ocupam uma área de 1.260 m² dividida em 17 módulos de tamanhos variáveis. O CINET - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas - abriga empresas que atuam em diversas áreas da tecnologia de ponta.

O SOFTNET - Centro Incubador de Empresas de Software - apóia, especialmente, negócios que desenvolvem atividades na área de tecnologia da informação. O IPD - Instituto ParqTec de Design - abriga empresas da área de design industrial. O ParqTec também é responsável pela gestão das incubadoras de Leme, Rio Claro, Itu, Botucatu e Santa Bárbara D''Oeste.

As incubadoras colocam à disposição de seus inquilinos laboratórios de multimídia, informática, eletrônica, oficina mecânica, rede local de computadores, show room, CIT - Centro de Informação Tecnológica, bem como um diversificado serviço de consultoria e assessoria.

Em 1995 foi iniciada a construção do São Carlos Science Park para abrigar laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e empresas de base tecnológica.

O Science Park, localizado em área de 164.000 m² doada pela Prefeitura Municipal de São Carlos, possui moderno projeto urbanístico e paisagístico, dotado de completa infra-estrutura. O primeiro prédio, com 2.380 m², divide-se em 65 módulos para empresas e serviços de apoio. "Está prevista, também, a construção de um centro de convenções, mostras e feiras, além de outros prédios de multi-usuários para empresas consolidadas", revela Rosa Junior.

Completa o projeto do parque um conjunto de lotes para que as empresas de base tecnológica possam construir suas instalações. O Science Park deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2008.

"O Parqtec foi a minha escola de gestão de empresa"


Um dos mais renomados especialistas em aeronáutica do país, James Waterhouse, hoje professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP / São Carlos, teve durante um ano e meio, na década de 90, uma empresa incubada no ParqTec, com o objetivo de fabricar aviões leves.

Para ele, a experiência garantiu aprendizado fundamental para empreender. "A passagem pelo ParqTec foi meu curso de graduação em empreendedorismo. O conhecimento adquirido lá foi um grande patrimônio que adquiri", ressalta Waterhouse.

Hoje, o empresário-pesquisador é sócio-proprietário da Aeroálcool, fábrica de aviões multi-uso de pequeno porte, com sede em Franca (SP). As aeronaves têm motor movido a álcool, outra inovação de Waterhouse.