Brasec aposta na Linha LM para o setor metal mecânico

Metal Clean favorece o processo de limpeza e descontaminação orgânica

Fotos: Divulgação

A Brasec, empresa que fornece equipamentos e acessórios para os ramos de lavanderias e indústria mecânica, disponibiliza a Série LM (Lava Metais) - Sistema de Desengraxe a Vapor de Percloroetileno para o mercado metal mecânico.

O sistema é ideal para operações de limpeza e descontaminação orgânica que antecede a operação de acabamento em peças industriais que tenham sido impressas, fundidas, moldadas ou processadas e componentes de metais ferrosos, não ferrosos e suas ligas. Sua ação consiste em remover agentes contaminadores como graxas, ceras, gorduras e óleos.

Metal Clean

A Metal Clean é utilizada pela indústria mecânica e metalúrgica, usinagem, estamparia e tratamento de superfície, em que o processo de desengraxe integra a fabricação da peça.

Segundo Fausto Luiz, consultor comercial da Brasec, a idéia de começar a explorar esse setor no Brasil surge quando a Bodycote Brasimet Processamento Térmico S.A, uma das maiores empresas de tratamento térmico, buscava soluções para o processo de limpeza alcalina, processo adotado desde que o Protocolo de Montreal anunciou a proibição de dois solventes clorados.

"A Bodycote Brasimet entrou em contato com a representante da Dow, a Agro Química Maringá dizendo que precisavam de uma solução para voltar a usar o Percloroetileno no processo de limpeza. Fizemos alguns testes e conseguimos a solução: uma nova máquina hermeticamente fechada. Há cinco anos a empresa usa nossa máquina. E estão muito satisfeitos", diz.

O diretor da Brasec, Ren Isshiki, afirma que a máquina foi desenvolvida em função do solvente, atendendo uma demanda de mercado favorável. "O grande diferencial está na forma correta de utilização do solvente, que é usado em larga escala em todo o mundo pelas grandes montadoras. O sistema fechado é a forma mais segura de se utilizar o solvente". E acrescenta que "falta uma consciência mais ampla do que é o percloroetileno. O sistema veio trazer segurança no manuseio do produto".

Benefícios

A prospecção de mercado é vasta, basicamente todas as empresas de peças automobilísticas, fechaduras, tratamento térmico, engrenagens podem adquirir a Máquina industrial para lavagem de componentes.

Segundo a assessoria da Brasec, a Metal Clean foi projetada para minimizar os danos causados ao ambiente e ao operador. A máquina é construída em aço inoxidável, composta por tanques de base, de trabalho e reserva, grupo de lavagem e secagem mais destilador, além de ser um equipamento totalmente fechado, atendendo às normas de segurança do trabalho.

Algumas vantagens de fazer o processo por meio de circuito fechado são: segurança e conforto (não há contato direto com o produto), não agride o meio ambiente (não há emissão de produto) e o solvente é reciclável.

Além de atender às exigências de saúde, segurança e meio ambiente, o sistema também ganha a confiança das montadoras que exigem a certificação ISO 14000 (ISO Verde) de todos os seus fornecedores. O processo atende às especificações uma vez que reduz drasticamente o uso do solvente em função da reciclagem e reaproveitamento, regenerando as impurezas. "Além de ser ambientalmente correto, é possível diminuir o consumo de percloroetileno em quase 70% em relação ao equipamento de topo aberto. Uma economia bem considerável. Sem contar a relação custo-benefício", diz o consultor comercial da Brasec.

As máquinas são desenvolvidas com projetos exclusivos para atender às exigências de mercado, por isso, oferece os tipos de limpeza com jato de solvente, chuveiro e vapor de percloroetileno.

Segundo o executivo Ren Isshiki a empresa faz o equipamento de acordo com a necessidade do cliente. "Todas os tipos de máquinas são eficientes, basta saber o que a empresa precisa".

E acrescenta que, “o resultado da Metal Clean vem do esforço em direcionar o conhecimento sobre solventes clorados para o desenvolvimento da limpeza de metais. Portanto a Brasec acredita que a tecnologia Metal Clean é perfeita para tornar o desengraxe de metais um conceito moderno e seguro para o segmento", finaliza.

Opinião da Bodycote Brasimet*

Para enfrentar os desafios do século XXI as empresas mais do que nunca precisam estar atentas as preocupações em relação à conservação do meio ambiente. Desenvolver processos limpos e sem risco ao homem e ao planeta sempre estiveram dentro das prioridades da Bodycote Brasimet.
 
Diante deste contexto a Bodycote Brasimet saiu na frente mais uma vez, pois foi a primeira empresa do Brasil a adquirir a máquina de lavar metais Metal Clean LM-1500 fabricada pela Brasec.

A Metal Clean nos propiciou utilizar o percloroetileno, o melhor desengraxante do mercado sem riscos, pois se trata de uma máquina estanque, o que elimina as possibilidades de contato do operador e sua dissipação no meio ambiente.

Além disso, ainda nos permite um ganho na qualidade dos processos de Nitretação, Plasma e Deganit, sem contar a conversação dos nossos equipamentos de têmpera.

Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos com a Metal Clean. Uma perfeita simbiose onde todos ganham, a Brasec, a Bodycote Brasimet, nosso cliente - em qualidade - e, principalmente o Planeta Terra e nossas futuras gerações.

*César Fabretti - Coordenador de Marketing da Bodycote Brasimet

Saiba mais sobre a Brasec e Bodycote Brasimet

Tópicos: