Okuma apresenta ciclo manufatureiro em show room inovador

Fotos: Divulgação

A Okuma América Corporation, subsidiária da fabricante de máquinas operatrizes de origem japonesa, criou um show-room inovador em Charlotte, na Carolina do Norte (EUA). Seguindo a filosofia de que as máquinas-ferramenta são apenas uma parte do processo da manufatura, a empresa criou a “Partners in THINC”, espaço onde clientes podem acompanhar todo o ciclo manufatureiro e inclusive levar suas próprias peças para serem usinadas no local.
 
Acreditando no ditado que prega que “duas cabeças pensam melhor do que uma”, a Okuma elevou esse conceito a outro patamar e firmou parceria com 25 empresas líderes no segmento industrial para concretizar o projeto. Muitas dessas parceiras estão participando da iniciativa com produtos, engenheiros e dedicam tempo para ajudar a comunidade industrial a resolver problemas e criar soluções em conjunto. Nove delas  mantêm empregados em tempo integral no local. As demais oferecem departamentos de venda e de engenharia que ficam disponíveis para os visitantes pelo menos três dias por semana.
 
Os clientes, de outra parte, podem ver como as soluções integradas funcionam na prática e também lhes é permitido utilizar o espaço para desenvolver e otimizar um processo eficiente de manufatura que, posteriormente, será implementado em sua planta em curto espaço de tempo. “O Partners in THINC não é apenas um show-room  para demonstração pura e simples de equipamentos, mas também funciona como um centro de pesquisa e de desenvolvimento, e um local completo de produção funcional”, explica Alcino Bastos, gerente geral da Okuma no Brasil.
           
O Partners conta com mais de 12 máquinas da Okuma instaladas no espaço destinado ao chão-de-fábrica e todas são integradas às soluções dos parceiros através do sistema THINC-OSP. Essa integração oferece oportunidades para que os projetos industriais mais complexos  sejam solucionados. Nesse ambiente os visitantes podem verificar os quatro estágios do processo de manufatura, que inclui pré-planejamento, usinagem, metrologia e serviços.
 
 
“As empresas que participam como parceiras abrem discussões para determinar qual a melhor forma de desenvolver e integrar soluções usando a arquitetura aberta do THINC-OSP, que permite extrair dados em tempo real, via conexão Ethernet. Os benefícios para os usuários não se restringem à facilidade de usar os sistemas, mas se traduzem em ganhos de produtividade e em redução de custos”,  explica Alcino Bastos.  
 
O Partners in THINC conta ainda com um auditório high tech, equipado com sistemas de áudio e vídeo de última geração, destinado a apresentações e workshops. Alcino Bastos salienta que as empresas brasileiras,  assim como as do mundo todo, que tiverem interesse podem visitar e utilizar o show-room, bastando apenas agendar uma data.
 
Integram o Partners in THINC:

Okuma, ABB, Renishaw, Marposs, LNS Turbo, Kennametal, Zeiss, Caron Engineering, Exact Job Boss, Big Fix, Webex, Isenr, Zoller, Trend Micro, Gosinger 3D, Sandvik Coromant, Symantec, Schunk, Infinity Rebuild, Hexagon, Blum, Fanuc Robotics, Extrude Hone, Midaco, Chip Blaster.

Saiba mais sobre a Okuma.