Peugeot Citroën anuncia investimento de R$ 110 milhões

Fonte: Assessoria da PSA Peugeot - 03/12/07

O Presidente Mundial da PSA Peugeot Citroën, Christian Streiff, anunciou hoje o investimento de R$ 110 milhões no Estado do Rio de Janeiro em 2008. O anúncio foi feito durante um encontro com Sérgio Cabral Filho, governador do Estado do Rio, realizado no Palácio Laranjeiras.

O investimento permitirá ao Grupo iniciar a produção de um novo veículo na sua fábrica de Porto Real, na região sul do Rio. A decisão de lançar mais um automóvel brasileiro é mais uma demonstração da confiança da empresa no Estado e no Brasil.

Fábrica de Porto Real inicia hoje terceiro turno

Para atender à crescente demanda de veículos das marcas Peugeot e Citroën e garantir o crescimento futuro no Brasil e no Mercosul, a PSA Peugeot Citroën inicia hoje o terceiro turno em sua fábrica de Porto Real. Com isso, a capacidade de produção de veículos da unidade industrial passará de 100.000 para 150.000 unidades por ano. A criação do novo turno gerou 700 novos empregos diretos na fábrica. Os novos funcionários foram contratados nos últimos três meses e fazem o efetivo total da unidade industrial passar para 3.200 colaboradores.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil


Com 102.121 veículos das marcas Peugeot e Citroën vendidos no Brasil de janeiro a outubro, a PSA Peugeot Citroën registrou um crescimento de 32% em comparação aos 77.400 modelos comercializados no mesmo período do ano passado. Resultado que garante ao Grupo uma participação de mercado de 5,4% e consolida cada vez mais a PSA Peugeot Citroën como a quinta maior montadora do país e a primeira entre as « newcomers » (como são chamadas as fabricantes de veículos instaladas no Brasil a partir dos anos 90). A empresa faz parte do seleto grupo de montadoras a vender mais de 100.000 veículos por ano, desde o início da indústria automobilística no Brasil.

A PSA Peugeot Citroën está presente industrialmente no Brasil desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a fábrica produz os veículos Peugeot 206 e 206 SW e os Citroën C3 e Xsara Picasso, e também motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel. Desde sua inauguração, a unidade industrial já produziu cerca de 400.000 veículos e mais de 300.000 motores.

A PSA Peugeot Citroën no Mercosul


A Direção Mercosul da PSA Peugeot Citroën foi criada em fevereiro deste ano por Christian Streiff, Presidente Mundial do Grupo, e funciona como uma "Business Unit", uma unidade de negócios que se reporta a ele próprio e foi desenvolvida levando-se em conta que a região é um dos três pilares, juntamente com a China e a Europa Oriental, para sustentar o desenvolvimento internacional do Grupo.

A nova organização no Mercosul reúne as filiais do Brasil e da Argentina, que estão atuando de maneira integrada com maior independência para reforçar a presença da PSA Peugeot Citroën na região. O objetivo da Diretoria é de dar maior autonomia e maior atenção à realidade e ao contexto local do Mercosul.

Na região, além do Centro de Produção de Porto Real, o Grupo conta com a fábrica de veículos de El Palomar e a unidade de motores e componentes de Jeppener, ambas na Argentina.