Valmet renova maquinário e anuncia € 10 milhões em nova planta

Com o aporte, a empresa pretende duplicar o faturamento nos próximos cinco anos

A Valmet, reconhecida como líder no fornecimento de tecidos filtrantes e têxteis industriais, anunciou um investimento significativo de € 10 milhões para estabelecer uma nova unidade de produção de tecidos filtrantes em Belo Horizonte (MG). Esse empreendimento tem como objetivo principal atender de forma ainda mais eficaz à crescente demanda por telas filtrantes de alto desempenho nas indústrias de mineração, celulose e papel na América do Sul, ao mesmo tempo em que expande a capacidade produtiva da empresa. Este investimento abrange a aquisição de novos equipamentos e iniciativas para aumentar a eficiência energética das operações.

A partir do segundo trimestre deste ano, a empresa iniciará as obras que se estenderão até o primeiro trimestre de 2025. Essas obras representam um componente essencial de um plano de investimento a longo prazo da empresa, planejado para cinco anos até 2030.

De acordo com a empresa, um dos principais objetivos do investimento é promover um aumento significativo no quadro de funcionários da empresa, que atualmente conta com 100 colaboradores na cidade, buscando chegar a 260 colaboradores.

As operações serão triplicadas, tanto em área, alcançando aproximadamente 12 mil metros quadrados, quanto em equipamentos para atender os mercados de mineração e química, que respondem por 70% da demanda; celulose e papel com cerca de 20%; e os setores de cervejaria e lavanderia, que juntos somam os outros 10%.

Além disso, a nova planta receberá novos máquinas e equipamentos e focará em melhorias na eficiência energética das operações, além da redução de emissões no meio ambiente. Com a mudança, a empresa pretende duplicar o faturamento nos próximos cinco anos.

“O investimento inclui a relocação do atual escritório e unidade fabril em Belo Horizonte, novos maquinários e melhorias na eficiência energética das operações, além da redução de emissões. Isso nos dá os ativos necessários para desenvolver ainda mais serviços sustentáveis próximos aos clientes”, afirma o diretor de Filtração da Valmet, Jarkko Syrjälä. 

Novos teares

De acordo com a empresa, os investimentos começaram ainda em 2023, com a aquisição de três novos teares. Uma das máquina permite a confecção de tecidos mais largos, de até 3,06m, o que possibilita uma produção local de peças maiores, que é demandado para filtros prensa em geral.


Continua depois da publicidade


Os outros dois teares já triplicaram a capacidade de produção da empresa, além de estabelecer parâmetros de qualidade mais avançados, visto que possuem mais capacidade de fabricar tecidos mais pesados.

Todo o novo maquinário será realocado para a nova fábrica, que deve entrar em operação no primeiro semestre de 2025.

“Este investimento fortalece a nossa posição no mercado sul-americano por meio da melhoria dos prazos de entrega. Isso também garante nossa capacidade, nos próximos anos, de fornecer tecidos filtrantes que atendam às necessidades dos clientes com confiabilidade maximizada e desempenho otimizado para seu processo de filtração”, afirma o diretor de Serviços da Valmet na América do Sul, Felipe Floriani.