Robôs colaborativos garantem mais tecnologia em aulas do Senai

Solução didática com cobots contribui para manter o alto nível dos laboratórios do Senai

Para aprimorar a experiência de aprendizagem e levar tecnologia de ponta para os alunos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está disponibilizando bancadas com tecnologias habilitadoras 4.0 em seus cursos em todo o Brasil. A solução foi desenvolvida pela Exxer, que tem como objetivo fornecer soluções de excelência para educação tecnológica no Brasil e no mundo, e conta com os robôs colaborativos da Universal Robots, empresa líder na produção de cobots.

Essa adesão da solução didática com cobots contribui para manter o alto nível dos laboratórios do Senai, o que impacta positivamente as formações, criação de novos cursos e métodos de trabalho. Como resultado dessa iniciativa, os alunos do Senai estarão preparados para a indústria 4.0 e o mercado de trabalho, habilitados para utilizar as ferramentas mais inovadoras e modernas.

No universo da tecnologia 4.0, é possível observar um aumento significativo no uso da robótica. Além dos benefícios que envolvem os aspectos mecânicos e de segurança, que permitem com que os cobots trabalhem junto das pessoas sem barreiras e sem trazer nenhum risco à sua saúde, eles também são didáticos e de fácil aprendizado, permitindo com que os operadores os programem com tranquilidade.

“É muito gratificante para a Universal Robots fazer parte dessa iniciativa ao lado do Senai e da Exxer. Os feedbacks dos alunos têm sido muito positivos e reforçam como os cobots são amigáveis, seguros, com linguagem simples e facilmente adaptáveis. A indústria tem muito a ganhar com esses novos profissionais que já ingressaram no mercado familiarizados com a robótica colaborativa e todas as suas infinitas possibilidades”, reflete Bruno Zabeu, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul. 

Cobots na planta da Exxer

Os cobots estão sendo disponibilizados dentro da planta Smart 4.0 da Exxer, composta por kits didáticos que oferecem o que há de mais novo na indústria para os alunos dos cursos do Senai. Na última seletiva da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, os competidores foram submetidos a desafios reais da indústria e tiveram que atuar lado a lado dos robôs colaborativos para realizar as provas.


Continua depois da publicidade


"É muito gratificante ver a SMART 4.0 ser utilizada para a etapa nacional da WorldSkills! Isso coroa um grande projeto de fornecimento que mobilizou nossa empresa e parceiros como a UR, em um dos maiores projetos de educação profissional do mundo envolvendo tecnologias 4.0 e robótica colaborativa. Hoje são quase 200 plantas destas espalhadas pelo Brasil, em todos os estados. Em 2023 tivemos 5 estados participando da seletiva nacional. Para 2025, com as Smarts em plena operação em todo Brasil, esperamos contar com um número maior de estados na seletiva!", conta Domingos Adriano, Diretor de Tecnologia e Educação da Exxer.