Logomarca Indústria 4.0

A nova era da manufatura com a IA e robôs colaborativos

Artigo exclusivo analisa o impacto dos robôs colaborativos alimentados por inteligência artificial na manufatura

Por: Jaime Perroti      Exclusiva 21/03/2024

Com a crescente adoção de tecnologias de automação no setor de manufatura, a previsão é de que cada vez mais os robôs trabalhem ao lado dos humanos para alcançar níveis mais altos de produtividade, qualidade e flexibilidade. Atuando de forma colaborativa, humanos e robôs podem combinar seus pontos fortes e habilidades únicas para otimizar as operações nas linhas de produção.

Os processos de fabricação são mais rápidos, mais eficientes e mais econômicos quando humanos e robôs trabalham juntos. Estudo conduzido por Julie Shah, responsável pelo Interactive Robotics Group do MIT, aponta que o tempo ocioso é reduzido em 85% quando as pessoas trabalham em parceria com um robô colaborativo, em comparação com quando trabalham em equipes exclusivamente humanas.

Leia outros textos da coluna:
- Como a manufatura inteligente está transformando o setor industrial
Inteligência artificial e a empresa cognitiva no contexto da indústria 4.0

E quando esses robôs colaborativos forem alimentados por inteligência artificial? Qual será o seu desempenho e o seu impacto na manufatura?

O fim das “grades” de segurança

Os robôs colaborativos mudaram significativamente o cenário industrial, permitindo que os chamados cobots e humanos trabalhassem em estreita colaboração sem colocar as pessoas em perigo. Não faz muito tempo que a única maneira de trabalhar com robôs era mantê-los atrás de “enclausuramento” de segurança.


Continua depois da publicidade


Agora, robôs projetados especificamente para colaborar com humanos podem trabalhar a poucos centímetros deles. Os avanços são ainda mais impressionantes quando os fabricantes de cobots embarcam a IA em seus modelos.

Tecnologias de IA e robótica tornaram possível encontrar respostas criativas para os problemas enfrentados por empresas de todos os tamanhos e em todos os setores da manufatura. Robôs alimentados por inteligência artificial estão sendo usados para resolver problemas e adaptar estratégias de negócios às mudanças nas expectativas dos clientes, operando em ambientes compartilhados para manter os colaboradores seguros nas linhas de produção, em centros de distribuição e outros locais. Além disso, eles trabalham de forma independente para realizar operações complicadas, como corte, usinagem, soldagem e inspeção.

A evolução não tem limites

IA consolida colaboração humano-robô em ambientes da manufatura inteligente. Imagens: Mitsubishi Electric/ Reprodução

A tecnologia de machine learning, uma das áreas da IA, é essencial para a capacidade dos robôs aprenderem e melhorarem seu desempenho ao longo do tempo, ganhando novas competências usando conhecimento contextual aprendido por meio da experiência e de dados em tempo real. Isto permite que os robôs abordem novas questões à medida que elas surgem em suas tarefas.

A consciência do ambiente, por exemplo, é uma das capacidades mais críticas em robôs colaborativos. Essas máquinas geralmente funcionam em ambientes movimentados, cheios de pessoas, veículos e prateleiras repletas de produtos e precisam detectar obstáculos e pegar objetos e ferramentas específicas.

A IA permite que robôs executem essas tarefas com mais rapidez e precisão, captando e analisando informações provenientes de sensores de visão, como câmeras 2D/3D, para segmentar e compreender cenas, bem como detectar e classificar objetos pelos seus tamanhos e profundidades.

No atual contexto da colaboração humano-robô em ambientes de produção da manufatura inteligente, a adoção da IA vai cada vez mais facilitar processos de aprendizagem avançados, permitindo que humanos e robôs aprendam juntos, elevando a produtividade e eficiência a novos patamares, base na nova era da manufatura.

*O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gostou? Então compartilhe:

Jaime Perroti

Jaime Perroti é especialista de produto na Mitsubishi Electric Brasil