Equipe do Senai usa Romicron® no WorldSkills 2007

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Romi - 28/11/07

O Romicron®, sistema de usinagem de furos de alta precisão patenteado pela Indústrias Romi e único em todo o mundo, ajudou a equipe de alunos do Senai a conquistar, no Japão, o vice-campeonato do WorldSkills 2007, maior competição mundial de educação profissional. O Senai registrou, este ano, o melhor desempenho das 13 edições de que participou, conquistando duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze, além de sete certificados de excelência.

“O Romicron® contribuiu muito para alcançarmos o resultado final, pela sua facilidade de manuseio, precisão e rapidez , que nos ajudou a cumprir as difíceis tarefas que nos foram exigidas, rosqueamento, mandrilamento e fresagem de perfis internos e externos de peças, num prazo bastante apertado”, explica Rafael Sansão. Estudante da Escola Senai Roberto Mange, de Campinas, Sansão foi um dos premiados: levou a medalha de prata na habilitação Fresagem a CNC (Comando Numérico Computadorizado). Ele explica que todos competidores utilizaram um centro de usinagem de fabricação japonesa, mas podiam levar as ferramentas que usavam no dia-a-dia para realizar as provas.

Além de patrocinar a equipe do Senai que participou da WorldSkills 2007, a Romi cedeu um Romicron® para Sansão treinar na Escola Senai Roberto Mange. O sistema Romicron® permite acertar a ferramenta de máquinas (tornos ou centros de usinagem) até o ajuste mínimo de 1 mícron, com precisão absoluta. Ele é utilizado, por exemplo, nas montadoras de veículos e em indústrias que necessitem de alta qualidade na produção de suas peças. “A tecnologia deu segurança aos alunos, que já conheciam o equipamento, e os ajudou, pois é muito eficaz, permitindo a execução das tarefas com precisão e rapidez”, afirma Pedro Contieri, diretor do Senai de Campinas.

Realizado na cidade de Numazu, Japão, entre 14 e 21 de novembro, o WorldSkills é promovido pela International Vocational Training Organization e realizado a cada dois anos, há mais de meio século. Nesta edição, reuniu 850 estudantes de 45 países, que concorreram em 47 modalidades. A equipe do Senai foi superada apenas pelos coreanos. “O Senai mostrou no WorldSkills a excelência técnica e educacional dos seus alunos e da própria instituição, num ambiente de concorrência com os melhores do mundo”, diz André Romi, gerente de relações institucionais da Romi.

Saiba mais sobre a Romi clicando aqui.

Tópicos: