Fluke lança novos testadores de isolamento

Desenvolvidos em conformidade com as normas vigentes, equipamentos são fundamentais para processos de manutenção preventiva

A Fluke do Brasil, companhia líder mundial em ferramentas de teste e medição, anuncia o lançamento dos Testadores de Isolamento Fluke 1535 e Fluke 1537. Adequados para aplicações industriais e solares, os novos equipamentos chegam para o portfólio da companhia com a capacidade de testar uma ampla gama de equipamentos de forma rápida e fácil.

Dentre as funcionalidades dos testadores, destacam-se os testes de tensão selecionáveis; alcance de até 500 GΩ na medição da resistência de isolamento; cálculos inteligentes, alta capacidade de medição e recursos de segurança aprimorados, em conformidade com a categoria de segurança CAT IV 600V.

Manutenção preventiva

Segundo o Osvaldo Conegundes, Gerente de Produtos LATAM da Fluke, os testadores de isolamento são essenciais na rotina de manutenção, pois  podem ser usados para determinar a integridade de enrolamentos ou cabos em motores, transformadores, painéis de distribuição e instalações elétricas. “O motivo mais importante para testar o isolamento é garantir a segurança pública e pessoal. Além disso, os testes são importantes para proteger e prolongar a vida útil dos sistemas elétricos e dos motores, uma vez que podem fornecer informações valiosas sobre o estado de deterioração dos isolamentos, ajudando a prever possíveis falhas do sistema”, explica Conegundes.

Desenvolvidos para otimizar o dia a dia de técnicos e empreiteiros que atuam com manutenção de motores, transformadores e gabinete de energia, os equipamentos permitem, ainda, a realização de testes de isolamento regulares. “Considerando que os problemas de isolamento, muitas vezes, são os grandes culpados pelas falhas nos motores, essa prática minimiza o tempo de inatividade e evita a necessidade de sua substituição, mantendo o desempenho e a eficiência dos motores consistentes, além de aumentar a segurança ao identificar possíveis problemas elétricos”, destaca Conegundes.


Continua depois da publicidade


Além disso, em aplicações solares, temperaturas extremas, exposição aos raios UV e umidade podem afetar negativamente o isolamento e os componentes elétricos, conta o Gerente de Produtos da Fluke. “Com o teste de isolamento, é possível resolver proativamente esses problemas, garantindo a longevidade e a segurança de instalações solares”, afirma Osvaldo Conegundes.

Diferenciais do Fluke 1537

Além de todas as funcionalidades do Fluke 1535, o Fluke 1537 permite medições de resistência estáveis e modo de teste de rampa. “Além de obter medições de resistência mais rápidas e estáveis com uma corrente de curto-circuito de até 5mA, o Fluke 1537 permite o aumento linear da tensão de teste aplicada em 100 V/s, para ajudar a identificar condições de falha potencialmente difíceis de identificar”, explica Conegundes.

Conformidade

Realizar testes de isolamento também estão previstos em normas, segundo Conegundes. Só no Brasil, a ABNT NBR 5410 rege sobre instalações elétricas de baixa tensão e determina que os ensaios de resistência de isolamento da instalação elétrica devem ser realizados quando pertinentes.

Já a ABNT NBR 16274, é a norma para sistemas fotovoltaicos conectados à rede, sendo o ensaio de resistência de isolamento dos circuitos CC um requisito mínimo para a documentação, comissionamento, inspeção e avaliação do desempenho dos sistemas fotovoltaicos.

Nesse sentido, Conegundes reforça que os testadores de isolamento são equipamentos essenciais em qualquer sistema elétrico. “Utilizando esses equipamentos, garante-se uma operação adequada e segura, de acordo com os padrões do setor e estabelecidos pelas normas vigentes”, finaliza.