Joinville eleita como a melhor cidade do Brasil para negócios na indústria

É a primeira vez que uma cidade de SC ocupa a liderança no setor industrial no estudo, elaborado pela Urban Systems e pela Exame

Joinville foi destaque do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023, elaborado pela Urban Systems e pela Exame. O município está em 1º lugar no ranking de indústria. É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial no estudo.

Ao anunciar o feito, a prefeitura de Joinville afirmou que o resultado tem a ver com constantes ações de incentivo e desburocratização para o setor industrial. Um dos exemplos citados pela gestão foi a criação do Distrito Industrial Sudeste, que vai incentivar a implantação de empresas nas regiões Sul e Sudeste. Outro ponto destacado foi o tempo médio para abertura de uma empresa: em média, 1 dia e 2 horas, segundo o Mapa das Empresas do Governo Federal. 

Indicadores

Um dos indicadores levados em conta para o estudo é que Joinville teve um saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação. Também apresentou crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial.

Outro indicador relevante no resultado do ranking é a distância do município com portos e aeroportos. Joinville está localizada estrategicamente entre seis grandes portos em operação: Porto de Navegantes com distância de 88 km; Porto de Itajaí 93 km; Porto de Itapoá 79 km; Porto de São Francisco do Sul 61 km; Porto de Paranaguá 125 km; e Porto de Antonina, com distância de 156 km de Joinville.

O Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola está situado a 13 km do Centro de Joinville. E a cidade está próxima de outros três aeroportos: o de Navegantes, Curitiba e Florianópolis.

Segundo Pablo Bittencourt, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o bom desempenho de Joinville no ranking se deve à estrutura industrial diversificada, a presença de fornecedores e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

Como funciona o ranking

O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a Exame. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.


Continua depois da publicidade


Na categoria Indústria, são analisados 10 indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.