Investimento de R$ 100 mi em motores de alta eficiência fortalece polo automotivo do PR

Modelo que será produzido em São José dos Pinhais alia alta potência com economia de combustível, com menos emissão de poluentes

A multinacional Horse, empresa do Grupo Renault, anunciou um investimento expressivo de R$ 100 milhões para a produção de um motor 1.3 turbo altamente eficiente em São José dos Pinhais, Paraná. Este motor de alto desempenho e baixa emissão de carbono marca uma nova fase de alinhamento com estratégias ambientais e investimentos focados na economia verde. O anúncio foi feito na quinta-feira (30) durante um encontro entre o CEO da empresa, Patrice Haettel, com o governador do estado Carlos Massa Ratinho Junior, em Curitiba.

O motor 1.3 turbo funcionará no modelo flex, podendo ser abastecido com gasolina ou etanol, além de estar apto a ser utilizado futuramente em modelos híbridos – que podem ser movidos à combustão ou eletricidade.

Anteriormente, este modelo era fabricado exclusivamente na unidade da empresa em Valladolid, Espanha, e importado. Essa medida assegurará a produção local de motores, no complexo Ayrton Senna, uma das maiores bases industriais do Renault Group na América do Sul. Agora, além de atender ao mercado nacional, serão exportados do estado para Argentina e Colômbia, com planos de expansão para mercados internacionais.

Além de proporcionar avanços ambientais, este investimento é um grande impulsionador econômico para a região, criando centenas de empregos, incluindo vagas para engenheiros e especialistas, fortalecendo a economia local e impulsionando o desenvolvimento tecnológico do estado do Paraná.

Horse no Brasil

A fábrica da empresa em São José dos Pinhais já foi responsável pelo fornecimento de mais de 5 milhões de motores a combustão para os veículos da marca Renault. Com a cisão, a Horse passou a ter mais autonomia, podendo fornecer equipamentos para outras marcas de automóveis.

Entre a planta industrial e o centro de pesquisa e desenvolvimento, a empresa emprega cerca de 700 profissionais no Paraná. O contingente representa a totalidade dos funcionários que atuam no Brasil e cerca de 64% da força de trabalho da Horse na América do Sul, composta por 1.100 pessoas.


Continua depois da publicidade


De acordo com o diretor de Operações da Horse Brasil, Wesley Palma, a nova linha fabril começa a ser implantada imediatamente.

“O motor 1.3 turbo é extremamente focado em eficiência energética e na baixa emissão de carbono, além de estar predisposto a uma transição para o modelo híbrido no futuro. O investimento vai ser aplicado na fabricação do motor e de peças que vão servir para futuros projetos da Horse no Brasil”, explicou.