Nova iniciativa de reciclagem apoia a recirculação das máquinas-ferramentas

As atualizações do esquema de recompra da Sandvik Coromant tornam a reciclagem de ferramentas ainda mais fácil para os clientes

A Sandvik Coromant, especialista em usinagem e máquinas-ferramentas junto com todo o Grupo Sandvik, está lançando um esquema atualizado de reciclagem de ferramentas. Com base no sucesso de seu programa existente de recompra, o novo esquema de reciclagem facilitará o processo de reaproveitamento de máquinas-ferramentas de metal duro desgastadas para os clientes e ajudará a impulsionar a circularidade dos materiais em toda a cadeia de suprimentos.

A Sandvik Coromant tem incentivado a reciclagem de metal duro cementado há várias décadas. A Sandvik adquiriu a Wolfram Bergbau und Hütten, líder mundial na produção de pó de tungstênio e carboneto de tungstênio, em 1997 e lançou um esquema de recompra para reciclar material de metal duro por meio da divisão que é usado pela Sandvik Coromant até hoje.

Desde então, o programa se tornou uma parte essencial do ciclo de produção da Sandvik Coromant. Com o esquema, os clientes podem vender suas ferramentas desgastadas para a Sandvik Coromant. Os materiais podem ser extraídos e reutilizados na produção de novas ferramentas de corte; o programa cria um ciclo fechado na manufatura.

Esse pó é submetido à purificação química que ajuda a recuperar os materiais que têm as mesmas propriedade que o tungstênio originalmente extraído das minas da Wolfram. Os elementos adicionais no metal duro cementado também são tratados de forma sustentável. Por exemplo, o cobalto que é recuperado das ferramentas usadas é enviado para outra empresa reciclar. Ferramentas de metal duro de todos os fabricantes são aceitas no programa de reciclagem da Sandvik Coromant.

Agora, com as atualizações do programa, os clientes da Sandvik Coromant irão se beneficiar de um processo de reciclagem mais simplificado e orientado por dados. Os clientes que desejam vender suas ferramentas recicladas para a Sandvik Coromant podem acessar um portal on-line e receber uma cotação instantânea para o volume que desejam reciclar, além de garantir um horário de coleta do pedido e receber caixas de reciclagem com antecedência. Para ajudar os clientes a entender o impacto que seus esforços de reciclagem têm sobre o meio ambiente, o portal também fornece dados sobre a quantidade de emissões de carbono reduzidas pelo metal que eles reciclaram.


Continua depois da publicidade


Para simplificar a logística do envio de ferramentas recicladas, a Sandvik Coromant colaborou com transportadoras específicas do mercado para gerenciar o transporte das ferramentas. Os usuários do serviço podem solicitar contêineres, receber uma cotação automática e reservar automaticamente o transporte com uma transportadora autorizada. O objetivo é tornar a reciclagem o mais simples possível.

“95% de uma pastilha de metal duro pode ser reciclada. Desse metal duro, o tungstênio representa cerca de 75%", revelou Antonia Dåderman, gerente de programa EPMO da Sandvik Coromant. "A sustentabilidade é importante para a Sandvik Coromant e nossos clientes - oferecemos uma oportunidade para que nossos clientes contribuam com suas metas de sustentabilidade e vendam de volta ferramentas de metal duro usadas em um processo tranquilo. Junto com nossos clientes e parceiros, assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente.

"Sabemos, por exemplo, que as reservas estimadas de tungstênio são de cerca de sete milhões de toneladas, ou seja, 100 anos de consumo. Como resultado, precisamos encontrar maneiras de preservar nosso suprimento desse ingrediente vital do metal duro cementado e, ao mesmo tempo, manter seu impacto ambiental em um nível mínimo. Com as atualizações em nosso programa de reciclagem, nosso objetivo é conscientizar os clientes sobre seus benefícios. Eles poderão ver quanto dinheiro podem ganhar com a reciclagem de ferramentas e, ao mesmo tempo, obter informações sobre as emissões de carbono que reduzirão ao fazer isso. O objetivo é destacar os ganhos da reciclagem, para o lucro e para o planeta, da maneira mais eficaz possível".

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM