Venda de máquinas da linha amarela deve encolher 21% em 2023, estima entidade

As vendas de equipamentos da linha amarela foram positivas em apenas quatro das nove categorias

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), prevê uma retração no volume de máquinas da linha amarela (movimentação de terra) comercializadas em 2023. A queda estimada é de 21% - totalizando 31 mil unidades comercializadas. A comparação é com os volumes registrados em 2022, considerado um ano histórico, quando o setor alcançou o melhor patamar de vendas desde 2007, com 39,3 mil unidades vendidas.

Os dados foram apresentados pelo coordenador Mario Miranda, durante o Tendências no Mercado da Construção. Segundo a entidade, o resultado deste ano reflete o desafio encontrado pelas empresas para obtenção de crédito, devido aos juros mais altos; à realização de menos obras de infraestrutura; o menor orçamento público para investimentos no setor da construção, e a paralisação de outros projetos.

Mercado acomodado

O relatório aponta ainda um acomodamento no mercado de máquinas, com uma disponibilidade maior da indústria para atender as demandas dos usuários de equipamentos. Com isso, houve um equilíbrio entre a oferta e a demanda, o que propiciou preços mais competitivos dos ativos. Outro ponto positivo foi a diminuição da frota parada para 19% ante 23% em 2022. Esse é o menor percentual registrado desde 2017, quando a média da frota parada estava em 50%.

Categorias

As vendas de equipamentos da linha amarela foram positivas em quatro das nove categorias: caminhões fora de estrada (117%), rolos compactadores (69%), minicarregadeiras (15%) e miniescavadeiras (2%). As categorias com maior volume de vendas apresentaram retração: pás carregadeiras (-30%, com 6,4 mil unidades), escavadeiras hidráulicas (-41%, com 6,9 mil) e retroescavadeiras (-13%, com 8,9 mil)


Continua depois da publicidade


A categoria “demais equipamentos” do estudo da Sobratema, que engloba guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos, plataformas elevatórias e equipamentos para concreto, também prevê um diminuição de 6% nas vendas ante 2022, com 7,4 mil unidades comercializadas, contra 7,9 mil máquinas vendas no ano passado.

Em relação à comercialização de caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção, a previsão é de crescimento de 7% e 5% neste ano, respectivamente, perante o ano anterior.

Somada todas as categorias, o relatório da Sobratema estima que as vendas totais de máquinas para construção devem retrair 13% em 2023 em comparação a 2022, alcançando 52,4 mil unidades comercializadas neste ano contra 60,3 mil unidades no ano anterior.

Ano de 2024

Para o próximo ano, a Sobratema estima um crescimento nas vendas da ordem de 7% para o segmento de máquinas da linha amarela e de 6% para todo o setor de equipamentos para construção.

Editado desde 2007, o estudo retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. 

*Imagem de capa: Depositphotos