ExxonMobil vai abrir fábrica de lítio para veículos elétricos

A primeira produção de lítio está prevista para 2027

A Exxon Mobil Corporation anunciou recentemente que tem planos para atingir patamares de liderança na produção de lítio, componente essencial para a produção de veículos elétricos (EV). De acordo com o comunicado, a primeira fase para a produção foi iniciada na América do Norte, no sudoeste do Arkansas (EUA), área conhecida por conter depósitos significativos de lítio. Inspirada na parceria técnica entre a Mobil e a indústria automotiva, a marca se chamará Mobil Lithium.

“O lítio é essencial para a transição energética e a ExxonMobil tem um papel de liderança a desempenhar na preparação do caminho para a eletrificação”, disse Dan Ammann, presidente da ExxonMobil Low Carbon Solutions. “Este projeto histórico aplica décadas de experiência da ExxonMobil para desbloquear vastos suprimentos de lítio norte-americano com muito menos impactos ambientais do que as operações de mineração tradicionais.”

Ainda neste ano, a companhia adquiriu os direitos de 120 mil acres, cerca de 486 km, e está trabalhando com autoridades locais e estaduais para permitir a expansão bem-sucedida da indústria emergente de lítio no Arkansas. Ainda segundo a publicação oficial, a procura por lítio deverá quadruplicar até 2030, e praticamente todo o lítio hoje é produzido fora da América do Norte.

Segurança energética e redução de carbono

Depois de usar métodos convencionais de perfuração de petróleo e gás para acessar água salgada rica em lítio a partir de reservatórios a cerca de 10 mil pés de profundidade, a ExxonMobil utilizará a tecnologia de extração direta de lítio (DLE) para separar o lítio da água salgada. O lítio será então convertido no local em material adequado para bateria. A água salgada restante será reinjetada nos reservatórios subterrâneos. O processo DLE produz menos emissões de carbono do que a mineração de rochas duras e requer significativamente menos terra.


Continua depois da publicidade


“Este projeto é vantajoso para todos”, acrescentou Ammann. “É um exemplo perfeito de como a ExxonMobil pode melhorar a segurança energética da América do Norte, expandir o fornecimento de um material industrial crítico e permitir a redução contínua das emissões associadas ao transporte, o que é essencial para cumprir as metas líquidas zero da sociedade.”

A empresa tem como meta a sua primeira produção de lítio para 2027 e está avaliando oportunidades de crescimento globalmente. Até 2030, a ExxonMobil pretende produzir lítio suficiente para suprir as necessidades de produção de mais de um milhão de veículos elétricos por ano. As discussões com potenciais clientes, incluindo fabricantes de veículos elétricos e baterias, estão em andamento.

*Imagem de capa: Depositphotos