Cooperativa anuncia R$ 700 milhões para nova indústria de farelo e óleo de soja

A Coopertradição inicia em Pato Branco as obras de uma indústria de farelo e óleo de soja, com capacidade inicial para esmagar 2 mil toneladas do grão por dia

No coração do agronegócio paranaense, um significativo investimento está prestes a revolucionar a produção de farelo e óleo de soja no estado. A Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), com sede em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, anunciou um plano de investimento de R$ 700 milhões para a construção de uma indústria de processamento de soja, marcando um avanço na capacidade de produção e tecnologia.

A cerimônia de início das obras foi realizada nesta quarta-feira (8), e o projeto promete trazer benefícios para a região. A primeira fase do investimento trará consigo a criação de 400 empregos diretos e indiretos, fortalecendo a economia local.

O novo empreendimento é planejado para ser uma das indústrias mais tecnológicas do estado na área de processamento de soja. Com uma área total de aproximadamente 600 mil metros quadrados, a unidade industrial terá uma capacidade produtiva prevista de 2 mil toneladas por dia, podendo chegar a 3.200 toneladas por dia com a expansão do projeto. Isso representa um aumento na capacidade de processamento de grãos na região.

A indústria da Coopertradição também adotará tecnologia 4.0, com processos automatizados e a incorporação de inteligência artificial. Essas inovações tecnológicas permitirão um processo de produção mais eficiente, contribuindo para a qualidade do produto final e a redução de custos operacionais.

Além disso, a fábrica também tem um foco na sustentabilidade. Iniciativas como o reúso de água e uma política de resíduo zero serão implementadas para minimizar o impacto ambiental da operação. A capacidade estática de armazenamento está projetada para 190 mil toneladas de soja em dois armazéns, juntamente com 60 mil toneladas de farelo.


Continua depois da publicidade


A conclusão da indústria está prevista para ocorrer entre o final de 2025 e o início de 2026, representando um marco na industrialização do agronegócio paranaense. 

*Imagem de capa: Depositphotos