Sandvik Coromant lança nova classe de torneamento de aço

As classes da nova geração foram refinadas em todos os aspectos, proporcionando um aumento médio de 25% na vida útil da ferramenta

A especialista em ferramentas de corte e sistemas de ferramentas Sandvik Coromant apresenta uma nova classe em sua série de torneamento de aço de nova geração. A classe GC4405 é a primeira opção para altas taxas de remoção de metal em condições estáveis, especialmente em aços mais duros. A possibilidade de usinar sem refrigeração em aços mais macios abre espaço para uma usinagem mais sustentável. 

A Sandvik Coromant lançou recentemente as classes de torneamento GC4425 e GC4415 para aço. As classes da nova geração foram refinadas em todos os aspectos, proporcionando um aumento médio de 25% na vida útil da ferramenta em comparação com as classes anteriores.

"Com a introdução da GC4405, estamos complementando a rede de classes de torneamento de aço na área de desbaste de alto avanço", diz Torbjörn Ågren, Especialista em Aplicação de Produtos da Sandvik Coromant. "Nós nos esforçamos para facilitar ao máximo a escolha e a aplicação da classe correta para corresponder à aplicação específica." A classe GC4425 oferece resistência ao desgaste, resistência ao calor e tenacidade em uma grande diversidade de aplicações, enquanto a classe GC4415 complementa a GC4425 com desempenho aprimorado quando é necessária mais resistência ao calor. A classe GC4405 deve ser aplicada como um otimizador de produtividade de alto avanço com altas taxas de remoção de metal em condições estáveis em que as propriedades de deformação plástica são exigentes.

Lançamento das classes de torneamento GC4425 e GC4415 para aço. Imagem: Sandvik Coromant

Maior produtividade

Entre os recursos que acompanham a nova classe está um novo substrato de metal duro com microestrutura otimizada, que reduzirá a deformação plástica em aplicações de alto avanço. O aumento substancial na resistência à deformação plástica possibilitou uma expansão drástica na faixa de aplicação para aços mais duros e maior produtividade em comparação com a classe GC4305 atual.


Continua depois da publicidade


A nova classe GC4405 apresenta a tecnologia de cobertura Inveio de segunda geração, com essa versão de cobertura desenhada especificamente para combater a craterização comum às aplicações P05. O que torna a Inveio de segunda geração diferente da geração anterior é a cobertura de alumina, em que os cristais são alinhados em uma orientação ainda mais vertical em direção à superfície superior para melhorar a resistência ao desgaste, proporcionando uma qualidade e um desempenho mais consistentes.

A nova classe proporciona um aumento considerável na produtividade e na vida útil da ferramenta, especialmente na usinagem de aços acima de 300 HB. A classe também é adequada para a usinagem de aços mais macios - nesse caso, sem a necessidade de refrigeração, o que é uma oportunidade notável do ponto de vista da sustentabilidade.

Testes abrangentes realizados entre a GC4305 atual e a GC4405 de próxima geração para torneamento de aço indicam um aumento na vida útil da ferramenta de 30% a 130%, principalmente como resultado de uma deformação plástica e resistência à craterização significativamente melhores.

A classe GC4405 é recomendada para desbaste contínuo até o semiacabamento em condições estáveis e com longo tempo de corte. Ela é adequada para usinagem de alto avanço com geometrias médias, de desbaste ou wiper em aços mais duros acima de 300 HB ou para usinagem de alto avanço e/ou alta velocidade em aços mais macios abaixo de 300 HB.

A classe deve ser aplicada na área de aplicação ISO P05 (P01-P10). Ela é otimizada para aço temperado de baixa liga P2.5, mas também é recomendada para aplicações de alta produtividade em aço de baixa liga P2.1 e aço não ligado P1.2.