Sistema de manipulação da Metal Work é destaque em demonstrador de solução real da indústria

A empresa destacou-se na Mercopar, a partir da Rede RS Indústria 4.0, enfatizando a viabilidade do retrofit e a essencial transição para a era digital na indústria

A Metal Work desempenhou um papel crucial no demonstrador da Rede RS Indústria 4.0 durante a Mercopar 2023, realizado na última semana em Caxias do Sul (RS), destacando-se como um protagonista na busca por soluções inovadoras para os desafios do chão de fábrica rumo à indústria 4.0. 

Ao longo de anos anteriores, a empresa participou ativamente da criação e implementação de projetos encomendados por indústrias, construindo, junto com a Rede, soluções reais que eram posteriormente instaladas nas empresas. Na edição de 2023, o Demonstrador da Rede RS Indústria 4.0 teve, por sua vez, um enfoque mais educativo e contou com, aproximadamente, 14 empresas no desenvolvimento da solução apresentada. 

O papel da Metal Work no Demonstrador envolveu a manipulação de copos que foram distribuídos como brinde aos visitantes da feira, onde um sofisticado sistema de manipulação criado pela Metal Work realizou a tarefa de pegar os copos na saída de uma máquina injetora de plástico e manipular o objeto até uma bancada. Esse sistema não apenas manipulou o material, mas também montou as tampas nos copos e os entregou a um robô colaborativo. 

“O objetivo desse desafio foi mostrar aos empresários soluções reais do dia a dia aplicados dentro da indústria, usando equipamentos que não são da era digital, para mostrar como é possível fazer esse retrofit e incorporá-lo a esses sistemas integrados usando já as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0”, explicou Hernane Cauduro, Diretor Metal Work.


Continua depois da publicidade


A Metal Work desempenha um papel crucial na implementação de soluções de retrofit, permitindo a atualização e digitalização de equipamentos industriais que não fazem parte da era digital. Com mais de 52 anos de experiência e um portfólio de produtos que inclui cerca de 15 mil itens, a empresa é reconhecida por sua excelência em automação pneumática. Além disso, ela oferece uma gama de produtos e soluções, incluindo pneumática, eletromecânica, eixos elétricos e tecnologias de manipulação industrial que utilizam o vácuo como fonte de energia. 

A importância do retrofit se torna evidente em um cenário em que a indústria busca modernização e eficiência, sobretudo no contexto da Indústria 4.0. A capacidade da Metal Work de atualizar e integrar sistemas não digitais a essas novas tecnologias é fundamental para mostrar como é possível otimizar processos, reduzir custos e tornar as operações mais competitivas sem a necessidade de um parque fabril completamente inserido nos conceitos 4.0.

A Metal Work se destacou nesse contexto, proporcionando uma solução eficiente que não apenas automatiza o processo, mas também garante repetibilidade e disponibilidade. “O sistema de manipulação que entregamos [no Demonstrador] têm o conceito básico, um sistema que permite acoplar os elementos mecânicos desse sistema de forma padronizada de tal sorte que a construção da parte mecânica é integrada com os próprios elementos que fazem os movimentos, que permite ter setups mecânicos muito rápidos - que é um dos requisitos dentro das soluções 4.0”, disse Cauduro. Isso também exclui a necessidade de construir uma estrutura para esse sistema. 

O sistema de manipulação projetado pela empresa também elimina a necessidade de peças dedicadas e simplifica a manutenção. 

“Com isso o processo fica muito rápido e seguro, porque ele é todo baseado em um software de dimensionamento - em razão do que você vai precisar calcular, ele já determina qual é o melhor elemento para transportar aquele produto ou peça. O software já está integrado com um biblioteca que importa o projeto e todas as informações necessárias, como material. Com essas ferramentas você consegue construir uma solução muito flexível e em um tempo muito recorde”, explica Cauduro. 

A Metal Work também é responsável pelo controle dos movimentos, seja por pneumática ou vácuo, utilizando ilhas de válvulas que operam em conformidade com os princípios da Indústria 4.0. Essas ilhas possuem recursos de IoT e chips de monitoramento que registram o uso de todos os elementos interconectados, fornecendo informações valiosas ao longo de cerca de 50 anos. Os chips não apenas armazenam os dados, mas também geram informações relevantes.

Eficiência Energética

Até o final do ano, a Metal Work segue com a campanha de eficiência energética, oferecendo às indústrias e fabricantes de máquinas e/ou equipamentos avaliação do consumo de ar comprimido de máquinas e/ou sistemas automatizados, usuários de ar comprimido, visando  otimizar  o gasto energético e a emissão de CO2. Esse serviço inclui diagnósticos com relatórios de recomendações e, após eventuais intervenções, a medição do sistema, garantindo que o consumo esteja alinhado com os indicadores de eficiência energética. É importante ressaltar que este serviço é gratuito para os interessados durante a duração da campanha em vigor.

Confira aqui!

Guia de Maturidade

A Metal Work, junto com a REDE RS Indústria 4.0, também oferece o "Guia de Maturidade Tecnológica para a Indústria 4.0", permitindo que os interessados façam um autodiagnóstico de qualquer máquina ou equipamento, independentemente do seu nível de automatização. Esse guia poderá ajudá-lo a identificar o estágio atual do equipamento e os passos necessários para atualizá-lo.

Confira aqui!

Sobre a empresa

A Metal Work é uma empresa de destaque na vanguarda da automação industrial, com mais de 50 anos de experiência no mercado. Com origem italiana e atuação global, a empresa opera em território brasileiro, atendendo não apenas o mercado local, mas também toda a América Latina a partir de sua base em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM