Agronutri investe R$ 15 milhões e inaugura parque industrial no PR

Focada no mercado de nutrição animal, unidade conta com tecnologia de ponta e soluções de automação industrial

Com 58.650 metros quadrados de área, 7,2 mil metros quadrados construídos, a Agronutri, indústria paranaense do setor de nutrição animal, está prestes a inaugurar seu parque industrial, com um investimento de R$ 15 milhões. A unidade conta com tecnologia de ponta, automação e rastreabilidade no segmento de nutrição animal, com foco em alta produtividade.

Localizada em Quatro Barras, Paraná, a indústria produzirá e comercializará produtos formulados pelo grupo espanhol Farm Faes, além de produção própria e para terceiros. Ainda conta com outros serviços como Make to Stock (MTS), fabricação para estoque; Assemble to Order (ATO), montagem sob encomenda; Make to Order (MTO), fabricação sob encomenda; e Engineer to Order (ETO), engenharia sob encomenda, criando uma gama de soluções para seus clientes, tudo devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A produção está estimada em 35 mil toneladas/ano de premix, núcleo vitamínico e concentrados.

Investimentos em tecnologia

A indústria está acompanhada de investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, com soluções inovadoras. A inauguração do parque fabril é mais um passo do projeto que iniciado a dois anos no Brasil. “De lá pra cá, realizamos testes de campo e desenvolvimento de mercado, com isso registramos mais de 20 produtos, entre aditivos e nutracêuticos, dos quais vão fazer mais de 100 fórmulas, que serão reproduzidas em nossa indústria.” afirma o diretor da Agronutri, Fábio Ebrahim.

A parceria com a empresa espanhola Farm Faes foca no mercado de suínos, pois esse segmento demanda o maior número de pesquisas e desenvolvimento em escala mundial, trazendo toda a tecnologia do grupo para o Brasil. “Produzimos mais de 100 fórmulas diferentes, abrangendo várias fases de desenvolvimento dos leitões. Essas soluções nutricionais visam enfrentar quaisquer desafios nos próximos anos, principalmente contribuindo para o manejo nas granjas sem o uso de antibióticos ou fármacos tradicionalmente empregados”. Ebrahim reforça que as fórmulas atendem às exigências do mercado europeu e os padrões globais. Dessa forma, os suinocultores brasileiros poderão competir de igual para igual com produtores de todo o mundo.

Nutrição de Precisão

A busca por maneiras de otimizar a nutrição dos animais, a fim de garantir o melhor desempenho produtivo e reduzir os custos com alimentação, é uma constante no mercado de nutrição animal. O desenvolvimento de rações balanceadas e o uso de tecnologias que melhorem a conversão alimentar e a digestibilidade dos nutrientes são algumas das estratégias utilizadas para maximizar a eficiência alimentar e, consequentemente, reduzir os custos “A indústria de nutrição animal tem alcançado avanços significativos nos últimos anos, fruto de contínuos investimentos em pesquisas e avanços tecnológicos. Adaptar-se às demandas em constante mudança é essencial para oferecer soluções adequadas a cada necessidade”, explica o diretor.


Continua depois da publicidade


Com avanços em vários segmentos, a tecnologia também alcança o agronegócio, promovendo mudanças importantes na produção animal. Um exemplo disso é a Nutrição de Precisão na suinocultura, que torna a alimentação de suínos mais eficaz. Esse conceito utiliza o poder da tecnologia para prescrever dietas, fornecendo nutrientes na qualidade e quantidade exatas que o organismo precisa para manter o animal saudável e produtivo.

Segundo um estudo desenvolvido pela Automated Intelligent Precision Feeder System, estima-se que o crescimento na nutrição de precisão pode resultar em uma redução de até 8% dos custos ligados à alimentação de suínos, além de uma diminuição de 40% na excreção de nitrogênio e fósforo, bem como uma redução de 6% nas emissões de gases de efeito estufa. 

A empresa espanhola Farm Faes já trabalha com esta tecnologia há anos, e a parceria com a paranaense Agronutri, traz essa inovação para o mercado brasileiro. A fabricante trouxe núcleos vitamínicos e fórmulas especialmente elaboradas para leitões em suas fases iniciais de desenvolvimento. Com isso, os criadores de suínos brasileiros passam a contar com produtos inovadores, elaborados com ingredientes naturais, bioativos e livres de fármacos, que atendem às exigências do mercado europeu há alguns anos.