BYD inaugura complexo industrial na Bahia e gera 5 mil empregos na região

A fabricante de veículos elétricos BYD consolidou sua presença na Bahia com a abertura de seu novo complexo industrial

A BYD inaugurou, na última terça-feira (10), seu complexo industrial na Bahia, com um investimento de R$ 3 bilhões. O fundador e CEO, Wang Chuanfu, destacou a jornada da empresa desde sua origem, ressaltando o compromisso da BYD na luta contra as mudanças climáticas e no impulso à eletrificação da mobilidade.

O novo complexo industrial focará na produção de chassis de ônibus, caminhões elétricos e veículos híbridos, além do processamento de materiais essenciais como lítio e ferro fosfato. A expectativa é que a produção, com capacidade para aproximadamente 150 mil veículos por ano na primeira fase, seja iniciada entre o final de 2024 e o início de 2025.

O investimento prevê a criação de cerca de 5 mil empregos e estabelece a cidade de Camaçari como um epicentro para fornecedores e empresas associadas à cadeia produtiva automotiva. A BYD prioriza fornecedores locais.

Além disso, a BYD planeja converter a Bahia em um centro de inovação e tecnologia, com a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Salvador, com o objetivo de desenvolver tecnologias avançadas, incluindo um motor híbrido flex que combina etanol e eletricidade.

Com autoridades federais e estaduais presentes, a inauguração do complexo industrial da BYD é um marco na eletrificação da mobilidade no Brasil, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e a inovação.