BYD oficializa investimento de R$ 3 bi para implantar três fábricas na Bahia

O complexo abrigará uma fábrica de chassis para ônibus e caminhões elétricos; outra para produção de automóveis híbridos e elétricos; e uma terceira voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato

A BYD confirmou o acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de três fábricas ao mesmo tempo, um feito inédito para a empresa, no complexo de Camaçari, na Bahia. Com investimento de R$ 3 bilhões, a BYD estabelece um marco histórico na indústria automobilística brasileira. Não se trata apenas de construir veículos. A proposta do grupo é focar na transição energética e a mobilidade sustentável. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, já havia confirmado a implantação da empresa no estado na última sexta-feira (30).

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

De acordo com o comunicado da empresa divulgado nesta terça-feira (4), o complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.


Continua depois da publicidade


A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais.  Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

Compromisso sustentável e social

Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam sua atuação no exterior: criar produtos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, sempre em um ambiente de trabalho agradável e aconchegante para funcionários, fornecedores e visitantes.