Governador da Bahia confirma implantação da montadora BYD no estado

A empresa chinesa fará a divulgação oficial com o cronograma estratégico nesta terça-feira (4)

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou, na última sexta-feira (30), que a gigante chinesa BYD vai assumir as instalações da Ford, em Camaçari, que deixou o país no ano passado. A empresa tem atuação em diferentes linhas de produção e é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, e veículos 100% elétricos. Segundo o governo do estado, este é o primeiro investimento da montadora chinesa fora do seu país.

"O Brasil está sendo o segundo país fora da China recebendo este investimento, e a Bahia está sendo agraciada", disse o governador Jerônimo Rodrigues, em entrevista ao canal de comunicação do estado. De acordo com o governador, terça-feira, dia 4, o anúncio será realizado formalmente pela montadora com destalhes sobre a nova planta e expectativas de produção no local.

Adiantando o anúncio, Rodrigues disse que a BYD pretende produzir veículos, inicialmente, populares, chassis de ônibus e baterias, conforme o termo de cooperação entre montadora e o governo. A unidade deverá ser ponto de exportação de veículos da empesa para outros países. Outros compromissos da empresa, segundo o governador, incluem - não só na Bahia - pesquisa de produção, extração e manutenção de minério.