Nova usina de etanol no RS receberá cerca de R$ 556 milhões de investimento

A usina será flexível para a produção de etanol anidro e terá capacidade de 220 milhões de litros

Agora, o Rio Grande do Sul terá a sua primeira usina de etanol em grande escala. Atualmente, o estado importa 99% de sua demanda de etanol e a nova fábrica, que será construída na sede da Be8, no município de Passo Fundo, vai suprir 23% dessa necessidade. O investimento, que deve chegar a R$ 556 milhões, também vai representar um incremento na oferta de farelo para as cadeias produtivas de proteínas animais, além de promover investimento em desenvolvimento de tecnologia genética para produção de trigo específico para produção de etanol e de ser uma oportunidade viável de renda para o agricultor com a cultura de cereais de inverno.

Na última semana, a usina recebeu a Licença Prévia de instalação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). E as obras de terraplanagem, na área de 80 hectares, estão previstas para o primeiro trimestre de 2024, e as operações para o terceiro trimestre de 2025. Com o projeto, a Be8 vai gerar cerca de 150 empregos diretos e 700 indiretos na fase de operação, com 1.000 empregos indiretos na fase de obras, dando preferência a contratação de mão de obra local, promovendo o treinamento e a capacitação de mão-de-obra especializada para novos investimentos, manutenção e operação da unidade.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, esteve na sede da Be8, em Passo Fundo (RS), na última sexta-feira (4), para o anúncio da construção da usina. Alckmin destacou a importância da “neoindustrialização” no contexto do anúncio desse novo investimento.

“Até o final do ano queremos ter uma nova política industrial e ela começa aqui. Onde temos esta competitividade? Na agricultura. Somos o maior exportador do mundo de proteína animal e vegetal e a partir disso é que precisamos industrializar. A neoindustrialização se baseará em avanços de inovação e investimento de inovação, pesquisa e desenvolvimento e uma indústria verde. O biodiesel gera emprego, desenvolvimento, preserva o meio ambiente. A mudança climática é um fato e o Brasil é o grande protagonista no combate a essas mudanças", disse durante o evento.

Flexibilidade para a produção de etanol

A usina será flexível para a produção de etanol anidro (que pode ser adicionado na gasolina) ou hidratado (consumo direto) e terá capacidade de 220 milhões de litros.


Continua depois da publicidade


Como a região tem baixa condição para usar a cana-de-açúcar como matéria-prima, a nova fábrica vai processar 525 mil toneladas por ano de cereais.

A Be8 também vai oferecer ao mercado o farelo oriundo da produção do etanol. Conhecido como DDGS (Distiller’s Dried Grains with Solubles) ou Grãos Secos de Destilaria com Solúveis (em português), obtido imediatamente após o processo fermentativo de produção de etanol

Esse é um importante coproduto do processo de fermentação de grãos, com grande potencial de utilização para produção de rações animais destinadas à cadeia de produção de alimentos. Serão produzidos 155 mil de toneladas por ano de farelo para a cadeia de proteína animal.