por Gabriela Perdeneiras    |   22/02/2023

O que é e como funciona a política industrial

Exclusiva

Política industrial ajuda a criar melhores condições de mercado e resolve problemas da sociedade

Política industrial, de acordo com teóricos, pode ser entendida como um trabalho do governo para fomentar determinado setor, por meio do desenvolvimento industrial. Na prática, é um conjunto de leis, incentivos e ações que movimentam o setor público e privado em prol de um objetivo. 

A meta é sempre resolver um problema de âmbito nacional que tenha alto impacto na sociedade. Aumentar a capacidade de conectividade do país é um exemplo, assim como transformar a matriz energética, buscando fontes mais sustentáveis. 

Leia também:

Uma vez identificado o problema, o governo estuda modos de ajustar as leis para que a indústria consiga resolvê-lo. Um exemplo nacional é a questão dos genéricos. A distribuição de remédios era um problema de saúde nacional, afinal o preço elevado impedia a população de se tratar de forma correta. 

Ao criar e implementar a leis dos genéricos nos anos 90, que permitiram que as indústrias farmacêuticas produzissem remédio com a licença vencida, o governo conseguiu construir uma rede mais completa de distribuição dos fármacos. 

Além disso, as indústrias aumentaram sua produtividade, gerando mais emprego e riqueza para os lugares onde estão instaladas. 

Políticas industriais no Brasil

Outros exemplos de políticas industriais brasileiras remontam ao começo da industrialização, quando o governo criou uma série de ferramentas para aumentar a capacidade produtiva do país, como restrições às importações e incentivo à produção nacional. 


Continua depois da publicidade


Diferentes países usam esse instrumento para criar e executar soluções para problemas da sociedade. Nos Estados Unidos e Alemanha, por exemplo, são criadas missões. Funciona assim: o governo lança um desafio pro setor industrial e cria o ambiente necessário para que este consiga achar a solução. 

No fim, empresários e sociedade civil saem ganhando quando as políticas industriais são bem pensadas e executadas. Com tantos desafios tecnológicos pela frente, essa é uma saída viável para o Brasil se posicionar como pioneiro em diferentes setores e ainda gerar novos empregos e desenvolvimento.  

*Imagem de capa: Depositphotos

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gabriela Perdeneiras

Jornalista e redatora especial dos portais CIMM e Ind4.0