Metalurgia volta a ser realizada em Joinville com inovadoras tecnologias para a indústria de fundição

Confira o que empresas expositoras como WHB, Advancetex Internacional, Deumex do Brasil, Envea Group, entre outras, demonstrarão nos Pavilhões da Expoville este ano

A Metalurgia é a única feira a reunir não apenas expositores diretamente ligados a fundição, mas também diversos que englobam a metalurgia, a exemplo de: automação e robôs, indústria 4.0, tratamento térmico e soldagem, reciclagem e EPI. A Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, Metalurgia 2023, volta a ser realizada em Joinville (SC), entre os dias 19 e 22 de setembro, e traz lançamentos e tecnologias de ponta para o mercado de fundição. Empresas vindas de várias regiões do Brasil e do exterior, aproveitam a Metalurgia para apresentar ao mercado brasileiro, lançamentos de alta tecnologia, como a impressão 3D em metal, Fundição 4.0 e impregnação de metais. 

Confira o que empresas expositoras apresentarão na Metalurgia 2023

Especializada na produção e fornecimento de elementos filtrantes com a mais avançadas tecnologias, a Advancetex Internacional expõe na Metalurgia o portfólio de produtos produzidos com materiais de alta qualidade para garantir eficiência e durabilidade em processos industriais de filtragem. A linha de produtos abrange mangas e gaiolas filtrantes, telas e esteiras para filtração líquida, lonas para transporte pneumático/regueiras do tipo air slide, pó fluorescente para detecção de vazamentos, perfis de borracha para vedações e tecidos para Filtros Prensa.

A Fundimazza é uma empresa brasileira que produz peças pelo processo de fundição de precisão e tem uma ampla participação na indústria de fundição e metalurgia. Recentemente, a empresa lançou novos produtos e peças que se destacam no mercado pela sua versatilidade e qualidade. As peças podem ser disponibilizadas em diferentes tamanhos e formatos, variando de 50 gramas a 25 quilos, e apresentam excelente acabamento superficial podendo ainda receber tratamentos térmicos, superficiais e pintura para atender aos clientes com uma solução completa.


Continua depois da publicidade


O Grupo INDUCTOTHERM, líder mundial em sistemas por indução, por meio da unidade do Brasil, está preparando compartilhar plataformas digitais inovadoras e os mais novos equipamentos de fusão por Indução, que estão transformando os processos de fabricação na Metalurgia. As soluções são voltadas para coleta, análise e otimização de dados em tempo real. As tecnologias de ponta estão remodelando fundições e fábricas, proporcionando digitalização e soluções ecológicas para os processos. No estande os visitantes podem conferir os sistemas de indução de alto desempenho e fontes de alimentação em ação, e o quanto podem elevar o padrão de produtividade e qualidade em suas operações.

A DJ Fornos leva para a Metalurgia seus equipamentos de alta qualidade e soluções tecnológicas para a indústria metalúrgica. Nesta edição da feira, a DJ Fornos apresenta seu mais novo forno elétrico de espera de alumínio, com sistema de isolamento e refratário de alta performance garantindo maior economia energética. Os visitantes da feira terão acesso a toda a linha de fornos de fusão e manutenção de alumínio de alta produtividade, modelo torre de fusão, além de todos os equipamentos complementares, como panelas de transporte e desgaseificadores para alumínio, para atender uma fundição, seja para gravidade ou coquilha, alta pressão ou baixa pressão.

Líder na fabricação de componentes para o mercado automotivo, a WHB expõe na Metalurgia soluções de alta qualidade fornecidas para os mercados da América do Sul, América do Norte e Europa. A empresa leva para o estande produtos desenvolvidos nas unidades de fundição de ferro, alumínio e usinagem. O destaque especial é o Caliper de Freio a Disco à Ar que foram especialmente desenvolvidos em conjunto com clientes Norte Americanos que já vem utilizando os calipers produzidos pela WHB.

Os equipamentos, peças e serviços em fusão por indução e aquecimento térmico serão levados pela SERVTHERM para o estande da empresa na Metalurgia. A empresa fabrica completos sistemas de fusão por indução para aplicação nas diversas áreas do setor metalúrgico e processamento de metais. As soluções desenvolvidas pela SERVTHERM são pensadas para trabalhos pesados, sem abrir mão da qualidade e confiança. As soluções atendem demandas da indústria automotiva, construção, produtos médicos, produtos de linha branca, turbinas eólicas, entre outros setores.

Reconhecida no mercado pela tecnologia e extensa linha de equipamentos, a Körper expõe na Metalurgia soluções para resfriamento, refrigeração e aquecimento de água industrial. Um dos principais diferenciais é a conectividade oferecida pelos equipamentos. Por meio de PCs, celulares e outros dispositivos, é possível acessar, verificar e controlar todos os parâmetros de operação de forma remota. Essa funcionalidade permite que os clientes tenham maior flexibilidade e facilidade no monitoramento e ajuste dos equipamentos, proporcionando maior eficiência e otimização dos processos industriais. Seu portfólio abrange desde chillers, torres de resfriamento, trocadores de calor, termorreguladores, entre outros.

A Alcar tem o prazer de anunciar sua participação na Metalurgia trazendo soluções abrasivas de alta qualidade para a indústria metalúrgica. A extensa linha de produtos abrasivos oferece ampla gama de aplicações para as diferentes necessidades de rebarbação, retífica e muito mais. Entre os destaques do portfólio estão os rebolos, discos de desbaste e discos de corte, projetados especificamente para fornecer resultados precisos e eficientes. Com materiais de alta qualidade e tecnologia avançada, os abrasivos garantem um desempenho excepcional em diversas aplicações metalúrgicas.

Especializada no fornecimento de matéria prima para fundição, a Carvogusa expõe na Metalurgia os diferentes insumos como carvão Cardiff, coque metalúrgico, carburante, carvão mineral, carvão antracito, pirita, coque verde, carvão térmico e coque breeze. Além do mercado de fundição, os produtos atendem demandas da indústria metalúrgica, química, siderúrgica, cimento, cerâmica, entre outras. Entre as inovações que a Carvogusa vem desenvolvendo estão novos produtos para combustíveis sólidos. Além disso, os carvões têm baixíssimo teor de cinzas e enxofre, o que reduz os impactos ao meio ambiente.

Desenvolvedora de soluções para o mercado a partir do carvão mineral, a Coque Sul expõe na Metalurgia o Pó de Carvão Aditivado, que se diferencia pela alta eficiência, a ponto de reduzir a quantidade de descarte de areia de moldagem. Inovador e de alta performance, o produto é aplicado em processos de moldagem de areia a verde, em substituição ao Pó de Carvão Cardiff. O uso do Pó de Carvão Aditivado reduz em aproximadamente 70% a adição de Pó de Carvão na mistura, além de ampliar a qualidade do fundido.

As novas tecnologias e soluções em abrasivos para os processos de jateamento serão levadas pela Deumex do Brasil para a Metalurgia. A empresa atua com tratamento de superfície e shot peening visando sempre os melhores resultados com menor custo produtivo. As granalhas especiais contam com tecnologia e assistência técnica gratuita do desenvolvimento de soluções ao pós-vendas, garantindo a eficiência no projeto e aplicação do início ao fim do processo. A Deumex do Brasil é distribuidora exclusiva da Vulkan Inox e oferece granalhas de aço inoxidável, zinco e alumínio para jateamento de metais não ferrosos.

A Envea Group apresenta na Metalurgia as soluções inovadoras para gestão ambiental e proteção do meio ambiente com produtos certificados pelas principais certificações mundiais de eficiência para controle de emissões e processos. A empresa possui uma ampla gama de produtos certificados, muitos dos quais já estão instalados no mercado de fundição brasileiro. Destaque para os medidores eletrodinâmicos patenteados para controle de emissões de altissima qualidade, além de permitir a verificação de mangas furadas, que garantem um controle preciso e eficiente dos filtros de mangas e a minimização das emissões atmosféricas.

A Comm5, empresa líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria, apresenta na Metalurgia 2023, as soluções de automação e conectividade. Destaque para o sistema MES chamado Visão, que dinamiza a forma como as indústrias gerenciam seus processos produtivos. O Visão é um produto inovador que tem como objetivo auxiliar as indústrias a obterem ganhos operacionais por meio da medição contínua dos processos, com apontamento de produção automático integrado ao ERP. Com essa integração, as empresas podem se aproximar dos padrões de indústria 4.0, beneficiando-se das vantagens proporcionadas pela automação e digitalização dos processos produtivos.

A Heraeus Electro-Nite, empresa líder global e diversificada em tecnologia, participa da Metalurgia com o lançamento do Software MeltControl Foundry. O sistema de gerenciamento de dados avançado, oferece aos engenheiros e gerentes de fundição acesso a informações cruciais de medição em tempo real. Com a ferramenta é possível otimizar processos, obter conhecimento sobre a temperatura e as características químicas e físicas do metal líquido. Essas informações são fundamentais para a produção e o controle de qualidade do aço, ferro fundido e ligas não ferrosas. A Heraeus é reconhecida como líder de mercado em tecnologia de medições em metais líquidos ferrosos e não ferrosos. Seu portfólio abrange uma variedade de soluções, incluindo termopares, instrumentos de medição e sistemas de análise térmica.

Indústrias que procuram equipamentos de tratamento de efluentes industriais eficientes e personalizados, encontram as soluções no estande da LJ Santos na Metalurgia. Os equipamentos são desenvolvidos sob medida, levando em consideração as necessidades específicas de cada cliente, como o espaço físico disponível, demanda de tratamento e finalidade do processo. Com uma abordagem inovadora, a empresa oferece soluções compactas e robustas, que estão constantemente passando por melhorias e atualizações.