Empresa investe R$ 285 milhões para montar tratores do Leste Europeu no Ceará

A instalação da indústria facilitará o acesso de pequenos agricultores locais a tratores mais modernos

Uma indústria de tratores, máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária será instalada na cidade de Baturité, no Ceará. A implantação demandará investimento de R$ 285 milhões, segundo o governo do estado do Ceará.

A nova unidade será da Maquigeral - Energia Indústria Comércio Máquinas, que recentemente assinou um protocolo de intenções para viabilizar o projeto. Além do investimento, a companhia se comprometeu a criar 400 empregos diretos.

O governador Elmano de Freitas afirmou que a iniciativa vai facilitar o acesso a equipamentos modernos por pequenos agricultores. “Representa uma conquista também para os agricultores menores porque serão construídos não só tratores de grande porte, mas menores também. Poderemos superar um sofrimento que é o produtor passar o dia inteiro com uma enxada no sol, limpando o roçado. E nós do estado pretendemos no futuro comprar esses tratores e distribuir para que os agricultores tenham uma vida mais digna”.

Modelos do Leste Europeu 

Os veículos que devem ser montados na planta de Baturité são velhos conhecidos do Leste Europeu. Entre eles, o Belarus Minsk Tractor Works (MTW) que a Maquigeral comercializa, utilizando o nome Maq Tractor (e implementação de motor Scania) em vez de Belarus. Na produção, haverá também, colheitadeiras russas Rostselmash e o tanque superpesado russo Kirovets.