Especialização em Biocombustíveis da Unesp

Fonte: Agência Fapesp – 22/11/07

A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Botucatu, abriu o primeiro processo seletivo para a pós-graduação lato sensu Especialização em Gestão da Cadeia Produtiva de Biocombustíveis com ênfase em Biodiesel.

Segundo a Unesp, o objetivo é capacitar os participantes para gerir e expandir as atividades ligadas à cadeia de biocombustíveis, especialmente o biodiesel, tendo como foco principal o desenvolvimento regional.

O conteúdo transmitido também pretende oferecer subsídios que possibilitem a compreensão das transformações nos setores econômico, social, ambiental e institucional em razão da busca de fontes renováveis de recursos energéticos.

“A agroenergia desponta como um cenário de potenciais mudanças no processo de desenvolvimento brasileiro, mas há uma carência de profissionais na área de gestão de processos envolvendo os biocombustíveis em escala regional, particularmente o biodiesel”, disse Osmar de Carvalho Bueno, professor do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da FCA.

Dentre as disciplinas oferecidas pelo novo curso estão: Energia e Biomassa, Políticas Públicas, Sistemas de Produção de Culturas Energéticas, Mercado Consumidor e Prospecção Tecnológica. Ao todo, serão 376 horas/aula, distribuídas em finais de semana, e 90 horas para elaboração de monografia.

Podem participar profissionais com nível superior completo, vinculados a organizações e instituições privadas, públicas, do terceiro setor e áreas afins. As inscrições vão até 5 de dezembro.

Mais informações pelo site www.fca.unesp.br ou [email protected].