Grupo do Paraná anuncia R$1,7 bi para erguer planta esmagadora de soja

Grupo Potencial vai começar a implementar uma das maiores plantas esmagadoras de soja do Brasil

O Grupo Potencial, do setor de biocombustíveis, anunciou investimento de R$1,7 bilhão para começar a implementar uma das maiores plantas esmagadoras de soja do Brasil. A unidade será na cidade de Lapa, no Paraná. O novo projeto deve ficar pronto em até 1 ano e meio a partir do início das obras.

Com o anúncio, o grupo projeta-se para estar entre os líderes mundiais do setor de esmagamento, com capacidade de processamento de 3,5 mil toneladas por dia, equivalente a 1,15 milhão de toneladas de soja por ano. Está prevista a geração de mais de 250 empregos diretos e, em média, 3 mil indiretos.

“Os desafios existem e o Grupo Potencial está preparado para mais esse projeto, que não é modesto, de fato, mas sabemos que podemos ir mais longe para gerar mais emprego e renda para os brasileiros”, pontua Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente comercial e de relações institucionais do Grupo Potencial.

A planta da esmagadora de soja será erguida no complexo industrial do Grupo Potencial, na cidade da Lapa - onde também fica a usina de biodiesel do grupo, considerada a maior do Brasil e a terceira maior do mundo. Os trabalhos de terraplanagem já estão sendo feitos e a expectativa é que nos próximos meses comece a construção da planta.

“O mercado de industrialização de soja é uma frente de negócio nova para o Grupo Potencial, mas tal como aconteceu com o biodiesel na nossa história, terá muito aprendizado nessa caminhada, mas temos confiança no nosso projeto e ele tem muito potencial para estar nas primeiras colocações no mercado”, diz Hammerschmidt.

Infraestrutura

O projeto prevê, ainda, a construção de um terminal ferroviário para ligar a planta industrial com a linha férrea que vai ao porto de Paranaguá. A expectativa é que o movimento diário também de caminhões chegue a 100 carregados de soja na entrada e 100 caminhões de saída com produto beneficiado.


Continua depois da publicidade


Também serão construídos dois silos com capacidade de 150 mil toneladas cada para armazenamento de soja e outro silo com capacidade de 100 mil toneladas para armazenar o farelo que será destinado tanto para o mercado interno como para o mercado internacional.