Termomecanica intensifica iniciativas sustentáveis

Empresa conta com 100% das emissões atmosféricas provenientes dos processos produtivos controladas e 100% de reaproveitamento do Cobre nos meios de produção

Com o objetivo de promover cada vez mais ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a Termomecanica, empresa líder na transformação de Cobre e suas ligas, tem ampliado seus investimentos em iniciativas alinhadas às demandas de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), sobretudo com relação à redução da geração de resíduos, reaproveitamento de água, aperfeiçoamento da eficiência energética e contenção das emissões atmosféricas.

Progresso nos resultados sustentáveis

De acordo com o Diretor de Operações da Termomecanica, Pedro Torina, um dos principais pilares para alcançar tais grandezas é a conscientização e a criação de uma cultura sustentável. “Entre os projetos bem-sucedidos, vale destacar a Semana do Meio Ambiente, cuja programação contemplou comunicados diários com diversas dicas relacionadas ao tema de sustentabilidade”, explica.

Segundo o executivo, o compromisso da Termomecanica é contínuo e as iniciativas são cada vez mais exploradas dentro da empresa. “Anualmente, temos projetos com todas as áreas da empresa, visando a redução de consumo nos processos. Estes projetos tornam-se metas para cada gestor implementar durante o ano, as quais são monitoradas e avaliadas após implementação”, observa Torina.

Compromisso com a eficiência energética

Entre as pautas prioritárias para a empresa também está o melhor aproveitamento com relação à eficiência energética. Atualmente, a Termomecanica é certificada pela ISO 50.001, o que reforça o seu compromisso em reduzir o consumo de energia nos processos fabris.

Segundo a área responsável, faz parte deste planejamento de redução energética o monitoramento mensal dos indicadores de consumo de MWh de todos os setores, onde são avaliados os desvios de cada um e discutidas, trimestralmente, as justificativas dos indicadores obtidos.


Continua depois da publicidade


Além disso, para atingir os objetivos relacionados à redução de impactos ambientais, a empresa conta com um sólido Sistema de Gestão Ambiental para a criação de novas soluções sustentáveis. “Para que tenhamos resultados expressivos, precisamos trabalhar em conjunto e engajados em desenvolver as melhores alternativas ecológicas para cada uma das áreas. Por isso, estar atento ao consumo energético proporciona maiores produtividade, agilidade e otimização de processos em todo o ecossistema da Termomecanica”, aponta Torina.

Descarte correto de resíduos 

Para além da responsabilidade energética, o descarte correto de resíduos também tem sido priorizado na Termomecanica. Atualmente, em todas as fábricas são realizadas coletas periódicas de recicláveis como papel, plástico, metal, pilhas, baterias e lâmpadas, destinados às organizações especializadas no reaproveitamento desses materiais.

Para Torina, o investimento contínuo em soluções que estejam alinhadas às atuais demandas ambientais é imperativo e, por isso, a conscientização é crucial. “É preciso que os líderes e gestores implementem projetos que contribuam para a expansão dos negócios, mas, que, sobretudo, estejam em aderência com a preservação ambiental. Desta forma, teremos uma indústria cada vez mais sustentável, inteligente, competitiva e produtiva”, finaliza.