Mercado nacional conta com nova solução de usinagem

Série G da Grob permite usinagem a seco e remoção otimizada do cavaco

Fonte: CIMM - 20/11/07
Fotos: Grob

Especializada na fabricação de máquinas especiais, centros de usinagem além de máquinas de montagem e sistemas de automação, a Grob oferece a todo o setor metal-mecânico nacional mais uma opção de equipamento de usinagem: a Série G.

Com algumas diferenças dos tradicionais centros de usinagem, a Série G é baseada em um conceito modular de centros de usinagem e sistemas de automação para a carga e descarga de peças em diferentes níveis de expansão. Desenvolvido na matriz da Grob, na Alemanha, um dos diferenciais da máquina é a fixação da peça no dispositivo em eixo Y, o que facilita a eliminação do cavaco e a limpeza do dispositivo.

O conceito de usinagem da Série G foi desenvolvido para atender às necessidades de usinagem com emulsão/óleo solúvel ou usinagem a seco, apresentando como característica a remoção otimizada do cavaco através do eixo A. A grande vantagem da usinagem a seco é a redução dos danos ao meio ambiente causados pela emulsão combinado com uma redução no investimento de um projeto (eliminação de centrais de refrigeração).

“Este diferencial fez com que a Série G tivesse uma grande aceitação no mercado automobilístico mundial. Ao todo já são mais de 400 máquinas comercializadas. Os clientes de todo o mundo entenderam as vantagens do conceito de usinagem com a série e optam cada vez mais por esta solução”, diz o vendedor técnico da Grob, Rogério Secchiero.

A máquina está disponível no mercado com a opção de um fuso ou dois e é indicada para a usinagem de peças como blocos de motor, montantes e cabeçotes de cilindro. Devido à construção simétrica de todos os centros de usinagem, apresenta um sistema de carga e descarga eficiente, o carregamento é feito através do movimento vertical do eixo Y, dispensando o uso de equipamento de elevação adicional.
  
A empresa expôs a Série G na Feimafe deste ano, realizada em São Paulo e desde então trabalha na divulgação do equipamento. “É um produto único no mercado nacional, sem concorrente direto. Um de nossos clientes aqui do Brasil já está utilizando a Série G, com cerca de 7 máquinas. Com um segundo cliente viabilizamos um projeto nacional com 18 máquinas da série e temos recebido pedidos de cotação além de negociações em andamento”, acrescenta Rogério.

A empresa também oferece completa assistência técnica aos seus clientes. Conta com funcionários experientes treinados para atender as necessidades das empresas e especialistas em diferentes áreas.

Saiba mais sobre a Grob clicando aqui.

Tópicos: