Indústria é fundamental para o crescimento sustentável e continuado da economia brasileira

Urgência da reindustrialização nacional é tema da abertura da 3ª edição da Expomafe

A abertura da 3ª edição da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, evento que reúne a cadeia industrial metalmecânica, contou com a presença de lideranças do setor e também de representantes do poder público. A Expomafe, que segue até o próximo dia 13, no São Paulo Expo, é uma iniciativa da entidade, sendo organizada pela Informa Markets.

abertura expomafe 2023
Abertura da Expomafe 2023, que acontece no São Paulo Expo até sábado (13), aconteceu nesta terça-feira (9). Imagem: Divulgação.

Em seu discurso durante a cerimônia de abertura, o presidente do Conselho de Administração da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), Gino Paulucci Junior, reafirmou o compromisso com o crescimento da indústria brasileira. "É por acreditar na indústria brasileira que atuamos diariamente pela reindustrialização no Brasil, certos de que o setor é fundamental para o crescimento sustentável e continuado da economia. A lista de melhorias institucionais é longa e nossa atuação está focada na redução do custo Brasil e no apoio a essas reformas estruturantes, como a tributária e administrativa, cujos benefícios serão sentidos por todos nós cidadãos”, disse.

A realização do evento, que conta com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m² de área de exposição, coincide com o momento do setor, de grande demanda por inovação e tecnologia. "Há uma demanda crescente por soluções mais eficientes e sustentáveis na indústria, e a Expomafe é o grande palco para apresentação das mais recentes inovações globais de máquinas-ferramenta e automação industrial", disse Rogério Bosco. presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Ferramentas e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq , em sua participação na cerimônia de abertura do evento.


Continua depois da publicidade


Já o coordenador da Comissão Organizadora da Expomafe, Maurício Lopes, destacou na abertura do evento que este se tornou o maior da América Latina e deve atrair mais de 55 mil profissionais do setor.

O evento reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramentas; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

Brasil não pode ficar para trás

“A força do nosso país, a quinta maior população do mundo e a nona maior economia do mundo, não pode ficar para trás. Juntos e unidos precisamos pensar uma forma estratégica de retomar o crescimento e os empregos deste país”, disse o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), que também compôs a mesa de cerimônia de abertura da Expomafe. “Juntamente com a Abimaq e demais associações, além de parlamentares envolvidos, buscamos a reindustrialização do Brasil que é absolutamente fundamental. O atual sistema tributário brasileiro prejudica todos os setores, em especial a indústria”. 

Segundo Lippi, fazer a reforma tributária é estratégico para traçar um plano de reindustrialização no Brasil. “O Brasil não pode mais ser um importador de bens manufaturados, e retomar a capacidade de investimento do BNDES nos permite retomar o plano para desburocratizar as importações e exportações, podendo transformar o Brasil em uma importante plataforma de exportação e de bens industrializados”, comentou. 

Participaram ainda da mesa, representando o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o diretor da instituição, Alexandre Corrêa Abreu, o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Luís Felipe Giesteira, representando o secretário do Ministério do Desenvolvimento, e o presidente da Informa Markets, Marco Basso.

O presidente da Informa Markets LATAM disse que 2023 é um ano que confronta o contexto internacional com novos desafios e oportunidades nas áreas de energia, na sustentabilidade, na diversidade e na inclusão. “A demanda do mercado com soluções cada vez mais inovadoras marca o ritmo frenético da evolução tecnológica das cadeias produtivas; e são exatamente essas soluções que dão suporte aos processos de transformação do metal. A Expomafe é um encontro que viabiliza a reunião da oferta com a demanda, desenvolvendo novas parcerias em prol do desenvolvimento e modernização”, concluiu. 

Serviço

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).
Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.