Software da Gühring pode reduzir custo industrial em até 20%

GTMS é capaz de controlar com alta eficiência milhares de itens no chão de fábrica.

Qualidade, produtividade e controle de custos. Para atingir esse trinômio numa linha de produção industrial, por exemplo, é preciso ter um chão de fábrica muito bem administrado. A Gühring, empresa com experiência secular na produção de ferramentas rotativas, tem uma solução de gestão voltada exatamente para o controle de ferramentas no chão de fábrica. É o GTMS (Gühring Tool Management Software), produto que está presente em mais de uma centena de projetos internacionais na indústria, no comércio e na prestação de serviços. O GTMS controla toda a cadeia de ferramentas, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteç&atil de;o individual (EPIs), insumos para linha de montagem, entre outros.

Na maioria das vezes, as variáveis nos processos fabris ocasionam excessivos desgastes e até a quebra das ferramentas. Isso gera um consumo elevado e a consequente falta do material no chão de fábrica, além de um custo por peça fora do planejado. “Mas a raiz deste problema pode não ser a ferramenta de corte, que acaba sendo sacrificada, e por isso buscamos o monitoramento em tempo real a fim de identificar e corrigir rapidamente estes focos de desperdício” ressalta Antonio Granzoto, gerente de vendas da Gühring Brasil.

“Ao implementar nosso sistema, o cliente consegue, em média, 20% de redução dos custos nos seus negócios pois ele se aproxima da causa raiz do problema e nos traz evidências para elaborar um eficiente plano de ação”, observa Granzoto. Ele lembra que em média 14% das interrupções no fluxo de trabalho das companhias são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário proveniente de variáveis inesperadas como quebras e desgastes excessivos. Pois é exatamente esta criticidade que o GTMS resolve: ele previne a falta de materiais e evidencia as principais causas de interrupção.


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A Gühring quer estender essa expertise secular que ela tem na indústria metalmecânica, como fabricante e desenvolvedora, para outros segmentos. “Se o GTMS é capaz de controlar com alta eficiência milhares de itens no setor industrial, ele pode realizar o mesmo com outros materiais”, diz Granzoto.

Fora do chão de fábrica, o GTMS pode atuar numa frota de veículos, gerenciando, por exemplo, entrega de chaves, devolução de veículos, controle de quilometragem etc. Pode ser uma ferramenta eficiente no controle de medicamentos nas enfermarias dos hospitais ou mesmo no controle de insumos dentro de um centro cirúrgico. Também pode ser utilizado controle de estoques de uma farmácia, evitando o risco de produtos de alto custo atingirem a data de vencimento.

Na área industrial, os materiais a que refere Granzoto são os insumos em geral, tais como: chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julgarem como importantes à gestão rigorosa do consumo e dos custos. O principal objetivo com o GTMS é executar um nível elevado de gestão e controle. “A quantidade de funções que podem ser exercidas pelo sistema é extensa, já que uma solução totalmente modular e flexível”, diz o gerente.

O GTMS é totalmente compatível com ferramentas de terceiros instaladas no cliente. Além de propiciar o seu próprio armazenamento de dados, o GTMS também transfere todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário. “Com o advento da indústria 4.0 é indispensável conectar as informações com as diversas áreas da empresa”, finaliza Granzoto.

Antonio Granzoto, gerente de vendas da Gühring Brasil, demonstra o equipamento com o software GTMS. Imagem: Divulgação.
* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM