GM investirá US$ 35 bilhões até 2025 para produção elétricos; Brasil terá papel importante

Estrutura que a companhia tem no país é usada no desenvolvimento de modelos de veículos globais 100% elétricos.

A General Motors assumiu compromisso de liderar o futuro da mobilidade e de se tornar neutra em carbono até 2040. Uma das principais iniciativas da caompanhia para o objetivo será o investimento de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos, e a América do Sul tem importância estratégica neste projeto. Não apenas por ter um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a esta linha de automóveis zero emissão, mas também porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs [Electric Vehicle] ao mercado.

A ampla estrutura que a companhia possui no Brasil com o campo de provas e o centro tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos.

As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.

“Estamos neste momento trabalhando em ritmo acelerado e a primeira etapa contempla três diferentes projetos globais de veículos zero emissão, todos da marca Chevrolet, que primeiro serão lançados no mercado norte-americano”, revela Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

Investimentos

Tanto o campo de provas de Cruz Alta (CPCA) como o centro tecnológico (CT) da empresa ficam no estado de São Paulo, onde a empresa anunciou em 2019 um aporte extra de R$ 10 bilhões em investimentos até meados da década.


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O campo de provas fica em Indaiatuba e conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes. Já o centro tecnológico fica em São Caetano do Sul e recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços.

Apesar de estar mudando o seu escopo de negócio - passando de fabricante de automóveis para uma plataforma de inovações em mobilidade, com o fornecimento também de hardware, software e serviços conectados -, a GM continua sendo uma empresa de abrangência internacional com uma longa tradição no desenvolvimento e produção de veículos.

“Na GM, produtos de caráter global, desde a sua etapa de concepção até a fase de desenvolvimento, tudo é feito com a participação de profissionais representantes dos mais diferentes mercados, pois entendemos que a diversidade permite criar importantes diferenciais competitivos para os veículos. Afinal, nosso propósito é sermos pioneiros nas inovações que movem e conectam as pessoas ao que realmente importa”, explica o presidente da GM América do Sul.

Planos para eletrificação

A GM continua avançando com seu projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão no Brasil também. O primeiro passo dessa jornada foi dado em 2016, quando a empresa exibiu no Salão de São Paulo pela primeira vez o Chevrolet Bolt EV, um produto que revolucionou o segmento por ser considerado o primeiro EV do mundo com autonomia elevada e preço mais acessível. O crossover compacto de 203 cv, que percorre em média 459 km no ciclo WLTP, começou a ser comercializado no país em 2019 e recebeu no ano passado importante atualizações visuais e de conteúdo. Mais recentemente foi a vez do SUV compacto 100% elétrico Bolt EUV ser apresentado ao mercado nacional, durante o festival Lollapalooza.

Em meados de 2022 a GM confirmou o lançamento de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV. Apesar de ambos serem SUVs tecnologicamente inovadores, com design atraente e alta performance; cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.

Ambos os modelos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada. Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes.

Mercado em crescimento

O segmento dos veículos puramente elétricos ou zero emissão é o que mais cresce no mundo, devido principalmente à popularização da tecnologia, aos avanços em infraestrutura de recarga e a políticas públicas de estímulos à sustentabilidade. A expectativa é que o ritmo acelere ainda mais conforme a ampliação de tipos de modelos à disposição do consumidor. Os maiores centros produtores e exportadores de automóveis são os que mais rápido estão adotando os EVs, com destaque para a China, Europa e Estados Unidos. Tanto que em 2022 quase 10% das vendas globais de veículos de passeio já foram de elétricos, ante 8,3% no ano anterior, de acordo com a consultoria EV Volume.