Mato Grosso vai ser novo endereço de fábrica de aviões brasileira

Governo concedeu 90% de incentivo fiscal para instalação de fábrica de aviões monomotores antes sediada em SP

A brasileira Octans Aircraft pediu ao governo do estado de Mato Grosso concessão de incentivos fiscais para transferir a sede da empresa de São João da Boa Vista (SP) para Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A fabricante de aviões monomotores terá 90% de incentivo fiscal e deve começar a fabricar aviões monomotores de 5 assentos ainda em 2023.

A vinda do empreendimento foi definida na 13ª reunião extraordinária do Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat), que determinou por unanimidade que o estado de Mato Grosso irá sediar sua primeira indústria de aeronave

A medida é para que a fábrica possa competir em igualdade com marcas mais tradicionais. A fabricação será de aviões monomotores de 5 assentos e iniciará ainda em 2023.

Demanda do agronegócio

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel, “Mato Grosso já é um comprador de aeronaves, o maior do Brasil praticamente. A gente tem esse crescimento porque a gente está longe dos grandes centros. É uma indústria nova, de tecnologia e que desponta um favorecimento de estar aqui na região porque tem um mercado muito grande”.