Yaskawa lança inversores compactos da série V1000

Fonte e Foto: Assessoria da Yaskawa - 14/11/07

Tamanho compacto, alta performance e capacidade para atender a faixas de potência de até 25CV são algumas das principais características da linha V1000 – a série mundial de inversores de freqüência vetoriais de corrente que a Yaskawa lança no mercado brasileiro.

Com a função de substituir a linha V7, que deixará de ser comercializada, a nova família apresenta inovações importantes, como por exemplo, cada inversor possuir duas CPUs com ciclo de processamento de 2 milissegundos, o que na prática se traduz em maior velocidade e alta performance.

Anderson Luiz Sato, gerente de Vendas & Engenharia de Aplicação, explica que o V1000 é o primeiro produto de uma nova geração de equipamentos, batizada pela Yaskawa de Linha Cosmos, que inclui novos conceitos. “Um dos principais é o atendimento à norma européia RoHs, a qual assegura que durante o processo de fabricação dos produtos foram empregados exclusivamente componentes que não agridem ao meio ambiente”, destaca.

Como um dos menores equipamentos do mercado no seu segmento - é cerca de 30% menor que os da concorrência - o V1000 propicia grande economia nas instalações, uma vez que ocupa pouco espaço. Outro diferencial significativo dos inversores dessa linha é a vida útil de 10 anos, quando os similares apresentam, em média, entre 5 e 7 anos.

Também o MTBF – estatística que mede o tempo médio entre falhas – é um dos maiores do mercado: 28 anos. “Isso significa que a vida útil dos componentes é superior ao do próprio inversor, o que assegura ao conjunto uma operação praticamente isenta de falhas”, diz Sato.

Em termos de aplicação, o V1000 já vem pré-parametrizado, o que facilita sua utilização em diversos equipamentos industriais, como em ventiladores, exaustores, transportadores, lavadoras, compressores, pontes rolantes, bombas e em máquinas de alimentos e bebidas.  “Assim como o V7, o V1000 também pode ser aplicado em instalações residenciais”, diz. E acrescenta que é o primeiro inversor compacto que atende à norma de segurança EN 954-1, usualmente exigida em máquinas operatrizes, para proteção humana.

A nova linha oferece a opção de auto-sintonização com o motor, além de possuir a função Swing PWM para minimizar ruídos. A programação em Diagrama de Blocos de Função (FBD) é feita via DriveWorksEZ. O V1000 conta com borneira removível com back-up dos parâmetros e acessório opcional com função de leitura, verificação e cópia, que permite descarregar os parâmetros em outro inversor ou em um PC. Todos os modelos da linha possuem transistor de frenagem.

Mais informações aqui