Basf fornecerá tecnologia para produção hidrogênio azul a partir do gás natural doméstico

Projeto é o primeiro do Japão para a produção de hidrogênio e amônia azul a partir de gás natural produzido internamente.

A BASF do Japão anunciou recentemente que a tecnologia de captura regenerativa de alta pressão de CO2 HiPACT, codesenvolvido pela BASF e seu parceiro de engenharia JGC Corporation, será usado pela INPEX Corporation, uma das maiores empresas de exploração e produção de gás do Japão.

De acordo com a publicação da BASF, este é o primeiro projeto de demonstração do Japão para a produção de hidrogênio/amônia azul a partir de gás natural produzido internamente.

A implementação consiste na captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) em campos domésticos de gás esgotado e o uso de hidrogênio para geração de energia e produção de amônia. 

A tecnologia HiPACT será aplicada para capturar e recuperar eficientemente o CO2 no gás de processo de uma instalação de produção de hidrogênio usando gás natural doméstico como matéria-prima. Localizada na área de Hirai, na cidade de Kashiwazaki, província de Niigata, Japão, a instalação de produção foi construída pela JGC Japan Corporation e deve começar a funcionar em 2025. 

Destino do CO2 recuperado

O CO2 recuperado será injetado nos reservatórios dos campos de gás esgotados, aproveitando as tecnologias CCUS para recuperação avançada de gás (EGR).

Ao liberar o gás CO2 acima da pressão atmosférica, espera-se que o HiPACT reduza os custos de captura e compressão de CO2 em até 35% em comparação com as tecnologias convencionais. Isso se deve à sua excelente durabilidade em altas temperaturas e desempenho de absorção de CO2 . Como o CO2 pode ser armazenado no subsolo de forma a economizar energia, os benefícios máximos são esperados para a captura e armazenamento de Carbono (CCS).


Continua depois da publicidade


Mami Kawakatsu, Chefe de Vendas, Divisão de Intermediários da BASF do Japão, disse: “Após o uso bem-sucedido da tecnologia de tratamento de gás OASE da BASF em outro projeto CCS financiado pela NEDO em Tomakomai, Japão, temos o prazer de fornecer o HiPACT para o primeiro projeto de demonstração do Japão produzir hidrogênio azul e amônia a partir do gás natural doméstico. O papel de nossas excelentes tecnologias de tratamento de gás é reconhecido nesses projetos marcantes no roteiro líquido zero do Japão. Continuaremos a contribuir para a meta de neutralidade de carbono do Japão em 2050”.

“A implementação do HiPACT é o resultado de nossa excelente parceria com o JGC Group, combinando nossas capacidades em tecnologia de processo e engenharia de planta. Estamos ansiosos para usar o HiPACT na expansão do cenário global de CCUS”, acrescentou Lawrence Loe, Diretor, Excelência em Tratamento de Gás OASE, Intermediates Asia Pacific, BASF.

As tecnologias de tratamento de gás da BASF têm sido usadas em mais de 500 fábricas de referência em todo o mundo, e a empresa tem mais de 50 anos de experiência neste campo.