Mercedes-Benz anuncia "mina do futuro" com projeto de reciclar baterias

Reciclagem de baterias da Mercedes-Benz pode recuperar até 96% dos materiais de baterias velhas.

A Mercedes-Benz inaugurou recentemente uma fábrica de reciclagem de baterias em Kuppenheim, na Alemanha. De acordo com a publicação da companhia, esta é uma abordagem inovadora que tem como objetivo integrar a reciclagem dentro de uma única fábrica.

A fábrica possui 7 mil metros quadrados e iniciará suas primeiras obras no final deste ano, possivelmente em dezembro próximo. O objetivo da Mercedes é reduzir o consumo de matérias-primas e estabelecer um ciclo fechado para a reciclagem desses materiais essenciais para as baterias.

Reciclagem de baterias

Na primeira etapa da usina, que deve entrar em operação ainda este ano, será feito o desmonte mecânico das baterias dos veículos elétricos. Alguns meses depois, já no ano de 2024, será implantada uma planta-piloto hidrometalúrgica. Este processo tem como objetivo a recuperação sustentável de lítio, níquel e cobalto de baterias usadas

Segundo a Mercedes, a empresa poderá recuperar até 96% dos materiais de baterias velhas. No futuro, eles também planejam reciclar grafite.

Investimento para elétricos

Além disso, a alemã vai investir um montante de “dois dígitos” de milhões de euros na construção da central, que é financiada pelo Ministério Federal Alemão para os Assuntos Económicos e Proteção Climática no âmbito de um projeto de investigação científica.

A planta piloto deverá ter uma capacidade anual de 2,5 mil toneladas. Os materiais recuperados serão devolvidos ao circuito de reciclagem para produzir mais de 50 mil módulos de baterias para os novos modelos elétricos da Mercedes-Benz. Dependendo do andamento da fábrica piloto, os volumes de produção poderão ser aumentados a médio e longo prazo.

"Esta fundação simboliza o passo decisivo para fechar o ciclo de material para as baterias da Mercedes-Benz. Com uma taxa de reciclagem de mais de 96%, uma 'mina do futuro' está sendo criada aqui em Kuppenheim. A abordagem tecnológica inovadora nos permite incorporar as valiosas matérias-primas em novos veículos Mercedes-EQ. Estamos constantemente expandindo nossa experiência na cadeia de valor da bateria e estamos dando um passo importante em nossa estratégia para 'Eletric Only'. Juntamente com nossos parceiros da indústria e da ciência, estamos demonstrando o potencial de Baden-Württemberg e da Alemanha para inovar na área de eletromobilidade sustentável”, afirma Jörg Burzer, Membro do Conselho de Administração da Mercedes-Benz Group.