Novo método de usinagem permite o torneamento de várias características complexas com uma única ferramenta

A especialista em ferramentas de corte e sistemas de ferramentas Sandvik Coromant lança um novo método para torneamento de formas e bolsões complexos com apenas uma ferramenta.

Os últimos anos trouxeram imenso desenvolvimento na área de torneamento, com novas inovações como a PrimeTurning multidirecional, torneamento não linear e torneamento com interpolação. "Pode-se dizer que esses avanços, junto com as capacidades progressivas em máquinas modernas e software CAM, abriram o caminho para o novo método de torneamento no eixo Y", diz Staffan Lundström, Gerente de Produtos de Torneamento da Sandvik Coromant, "e com as ferramentas e o método agora em vigor, esperamos explorar as possibilidades que esse método pode oferecer a nossos clientes."

Então, como funciona o torneamento no eixo Y? Como o nome indica, o novo método faz uso do eixo Y e todos os três eixos são usados simultaneamente durante a usinagem. A ferramenta gira ao redor de seu próprio centro, a pastilha é posicionada para usinagem no plano Y-Z e o eixo do fuso de fresamento faz uma interpolação durante o torneamento. Desse modo, formas intricadas podem ser usinadas com uma única ferramenta.

O torneamento no eixo Y oferece inúmeros benefícios. A possibilidade de usinar várias características com apenas uma ferramenta reduz o tempo de ciclo. O fato de não serem necessárias trocas de ferramenta também minimiza o risco de "pontos de junção", isto é, irregularidades entre superfícies usinadas adjacentes. As principais forças de corte são direcionadas para o fuso da máquina, melhorando a estabilidade e reduzindo o risco de vibrações. O ângulo de entrada constante melhora drasticamente o controle do cavaco e facilita evitar o emperramento de cavacos.


Continua depois da publicidade


Foram desenvolvidas duas novas ferramentas para auxiliar o torneamento no eixo Y. A nova variante CoroTurn Prime é adequada para eixos, flanges e peças com rebaixos. A ferramenta dupla CoroPlex YT com as pastilhas de perfilamento CoroTurn TR e as pastilhas redondas CoroTurn 107 com interface de trilho podem ser usadas favoravelmente em peças com bolsões e cavidades.

Em síntese, o torneamento no eixo Y é um método de torneamento simultâneo de 3 eixos com interpolação do eixo do fuso de fresamento. As novas ferramentas também podem ser usadas no "modo estático" com fuso bloqueado para torneamento flexível de 2 eixos com indexação rápida da pastilha. O método é adequado para todos os materiais e requer uma máquina multitarefa com opções para permitir a interpolação do eixo do fuso de fresamento durante o torneamento.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM