Tramontina investe em Centro de Inovação e P&D para crescer em materiais elétricos, no RS

Novo centro vai aprimorar a análise da conformidade de seus 7 laboratórios de ensaios.

A Tramontina inaugurou na última semana o prédio do Centro de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPeD), em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, construído para atender com exclusividade às demandas da fábrica de materiais elétricos. O local reúne 7 modernos laboratórios, que ocupam uma área construída de 2 mil m². 

Para atender à demanda crescente, a Tramontina realizou investimentos em novas tecnologias e na capacitação de seus recursos humanos, para aprimorar a análise da conformidade em seus 7 laboratórios de ensaios instalados no novo prédio do CIPeD: metrologia e instrumentação; materiais metálicos; materiais poliméricos; luminotécnico; plugues, tomadas e interruptores; eletros; e produtos para proteção e comando.

A unidade de materiais elétricos da Tramontina possui 47 anos de experiência na produção e comercialização de soluções que atendem a diversos segmentos, incluindo tomadas, placas, interruptores, disjuntores, eletrodutos e produtos de iluminação voltados ao público residencial, comercial e industrial.

Com a nova estrutura, a empresa amplia a sua capacidade de inovação e o padrão de qualidade, confiabilidade e precisão dos produtos destinados às instalações elétricas, conforme as necessidades de mercado.

“A tecnologia embarcada no CIPeD favorece o controle de processos e a análise da conformidade dos produtos com as principais normas de fabricação, de desempenho e segurança exigidos no Brasil e no exterior, bem como a pesquisa e o desenvolvimento de novos itens, impulsionando o crescimento da empresa”, comenta André de Lima, Diretor Executivo da fábrica de materiais elétricos da Tramontina.  

Entre as aquisições estão uma segunda máquina de medição tridimensional CNC, com capacidade de processamento superior ao modelo em operação na empresa, e uma máquina de medição óptica sem contato, que favorece a perfeição do dimensionamento das matérias-primas utilizadas nos produtos. Outra novidade é o equipamento de névoa salina, que permite o ensaio de corrosão em matérias-primas metálicas e a verificação do atendimento às normas e especificações exigidas.


Continua depois da publicidade


Com os investimentos, o CIPeD da Tramontina, além de realizar ensaios de rotina para garantir a qualidade de todos os lotes produzidos, possui condições de recriar os testes realizados nos laboratórios de certificação credenciados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “Realizamos os ensaios preliminares, que nos apontam os resultados dos produtos, antes mesmo destes serem submetidos aos ensaios de certificação pelos organismos credenciados. Os nossos laboratórios também estão prontos para verificar a eficácia das alterações de projetos, mantendo a confiabilidade dos produtos que evoluem conforme as necessidades de mercado”, explica o diretor da Tramontina.