NASA desenvolve motor revolucionário para missões no espaço profundo

O hardware do RDRE, primeiro motor de foguete de detonação rotativa, foi feito a partir de novos processos e projetos de manufatura aditiva.

Enquanto a NASA dá seus primeiros passos para estabelecer uma presença de longo prazo na superfície da Lua, uma equipe de engenheiros de desenvolvimento de propulsão da NASA desenvolveu e testou o primeiro motor de foguete de detonação rotativa em escala real da NASA, ou RDRE, um projeto avançado de motor de foguete que poderia mudar significativamente a forma como os futuros sistemas de propulsão são construídos.

Motor de foguete de detonação rotativa ou teste de fogo quente RDRE no Marshall Space Flight Center. Imagem: NASA.

De acordo com a NASA, o RDRE difere de um motor de foguete tradicional por gerar empuxo usando um fenômeno de combustão supersônica conhecido como detonação. Esse projeto produz mais energia usando menos combustível do que os sistemas de propulsão atuais e tem o potencial de alimentar tanto pousos humanos quanto veículos interplanetários para destinos no espaço profundo, como a Lua e Marte.

Os engenheiros do Marshall Space Flight Center da NASA em Huntsville, Alabama, e o colaborador principal IN Space LLC, localizado em West Lafayette, Indiana, estão confirmando os dados dos testes de fogo quente RDRE realizados em 2022 na Área de Teste Leste de Marshall. O motor foi acionado mais de uma dúzia de vezes, totalizando quase 10 minutos de duração.

O RDRE alcançou seu principal objetivo de teste ao demonstrar que seu hardware – feito de novos processos e projetos de manufatura aditiva, ou impressão 3D – pode operar por longos períodos enquanto resiste aos ambientes extremos de calor e pressão gerados por detonações. Enquanto operava em aceleração total, o RDRE produziu mais de 4.000 libras de empuxo por quase um minuto a uma pressão média da câmara de 622 libras por polegada quadrada, a classificação de pressão mais alta já registrada para este projeto. 

Exploração espacial mais sustentável 

O RDRE incorpora a liga de cobre GRCop-42 desenvolvida pela NASA com o processo de fabricação aditiva de fusão em leito de pó, permitindo que o motor opere sob condições extremas por períodos mais longos sem superaquecimento.


Continua depois da publicidade


Marcos adicionais alcançados durante o teste incluem o desempenho bem-sucedido da aceleração profunda e da ignição interna. Esta demonstração bem-sucedida aproxima a tecnologia de ser usada com futuros veículos de voo, permitindo que a NASA e o espaço comercial movam mais carga útil e massa para destinos no espaço profundo, um componente essencial para tornar a exploração espacial mais sustentável. 

Devido ao recente sucesso da NASA com o RDRE, o trabalho de acompanhamento está sendo conduzido por engenheiros da NASA para desenvolver um RDRE de classe de 10.000 libras totalmente reutilizável para identificar benefícios de desempenho em relação aos motores de foguetes líquidos tradicionais.

Confira vídeo demonstrativo do motor: