Como a tecnologia ajuda aumentar a competitividade

Para especialista, tecnologia é suporte na recuperação de eventos disruptivos

Pesquisa recente realizada pela consultoria Accenture apontou que 86% dos executivos C-level entrevistados realizam investimentos de moderados a significativos em Inteligência Artificial, e 69% dos diretores de cadeia de suprimentos pretendem aumentar o investimento em gêmeos digitais nos próximos três anos.

Flávio Barreiros, líder de Supply Chain e Operations da Accenture para Brasil e América Latina, em entrevista publicada no Valor Econômico, explicou que esse movimento se dá porque a digitalização realmente muda o patamar de competitividade, conexão, eficiência e agilidade da cadeia de suprimentos, contribuindo para o aprimoramento do chamado "supply chain" resiliente

Para o especialista, a tecnologia ajuda a se adaptar e se recuperar de eventos disruptivos, a exemplo disso, foi a pandemia. "Um "supply chain" resiliente é aquele que consegue mitigar ou minimizar o impacto desses eventos adversos no atendimento e na experiência dos clientes, nos custos operacionais e na continuidade dos negócios".

A importância do cenário mapeado

Para aprimorar o supply chain, segundo Barreiros, o primeiro passo é identificar quais são os pontos críticos, seja no fornecimento de matérias-primas, no risco de incremento nos custos, nas rotas logísticas, nas concentrações de produção em regiões específicas ou em canais de distribuição restritos.

"Com o cenário mapeado, as empresas devem implementar mecanismos para sentir os desvios ao longo de sua cadeia no dia a dia. A partir daí, encontrarão respostas, direcionando pedidos para fornecedores, aumentando estoques específicos, trocando rotas logísticas e influenciando a demanda de outros produtos conectados com o time comercial, entre outras medidas."


Continua depois da publicidade


De acordo com Barreiros, as organizações focadas em recursos naturais estão buscando prever falhas dos equipamentos. As de consumo querem personalizar produtos e embalagens, além de ter mais automação nos centros de distribuição ou nas lojas e empresas de diferentes setores. Além disso, estão criando centros de operação integrados, que permitem uma gestão "end-to-end" dos negócios, até de forma remota, retirando pessoas de zonas de perigo", relata o líder. "E tudo isso só é possível com tecnologia."
"Supply chain" resiliente (e inteligente)

Priorizar pessoas

Para o profissional, existem tecnologias que colocam o "supply chain" em outro patamar, em uma visão muito mais "insight driven", com dados e muita inteligência analítica. “Com tecnologias habilitadoras, como 5G, "blockchain" e IoT, que geram conexão rápida de dados, segurança e rastreabilidade, as empresas podem obter um panorama instantâneo de suas operações em um determinado momento ou período”.

Embora haja muitos benefícios em tornar a cadeia de suprimentos cada vez mais tecnológica, há ainda, segundo Flávio Barreiros, alguns desafios a serem enfrentados. Eles incluem uma visão ainda muito forte de trabalho em silos organizacionais, pouca colaboração dos parceiros logísticos e baixa autonomia das equipes para tomadas de decisões importantes.

"Muitos dos executivos de Supply Chain e Operations não veem que seus times estão preparados para transformar e operar uma cadeia digital, e esse é um erro. As pessoas precisam estar presentes desde a criação da visão, a ambição e a estratégia de transformação. Sem engajamento, o desenvolvimento não acontece", diz.

Priorizar as pessoas, desenvolver suas habilidades e investir nas tecnologias corretas é a chave para trilhar um caminho rumo a um trabalho reformulado. É uma estratégia que combina criatividade humana à inteligência das máquinas, para alcançar agilidade competitiva, eficiência e a tão sonhada resiliência.

*Imagem de capa: Depositphotos