As competências para o mercado de trabalho em 2023

Master Coach e presidente da Febracis, Paulo Vieira aponta as cinco habilidades fundamentais para o mercado de trabalho.

A pesquisa “Perspectivas do mercado de trabalho para graduados”, realizada pela ZipRecruiter, apontou quais as soft skills mais procuradas pelos empregadores. Além delas, o levantamento destacou que, para 93% das companhias, as habilidades sociais são tão importantes quanto a formação técnica (hard skills). Questões como inteligência emocional, empatia e resiliência, são destaques entre as habilidades mais procuradas pelas empresas.

O estudo detectou um intervalo entre as aptidões exigidas pelo mercado e as habilidades daqueles que buscam uma oportunidade de emprego, o que tem sido um problema, e continuará sendo, além de um ponto de atenção para os próximos anos. O que os empregadores procuram é um conjunto de conhecimentos e capacidades que vão além da técnica, envolvendo, também, o lado comportamental, essenciais para o sucesso profissional.

Competências buscadas pelo mercado de trabalho

Ainda segundo o relatório, a falta de soft skills segue sendo um alerta, pois as habilidades demandadas por empregadores estão mudando. As principais habilidades que os empregadores veem com destaque até 2025 incluem grupos com pensamento crítico e análise, bem como resolução de problemas e habilidades de autogerenciamento, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. 

Em média, as empresas estimam que cerca de 40% dos trabalhadores precisarão de requalificação e 94% dos líderes empresariais relatam que esperam que os funcionários adquiram novas habilidades no trabalho, um aumento acentuado de 65%, se comparado a 2018.

A partir das conclusões do relatório, Paulo Vieira, Master Coach e presidente da Febracis, PhD em Business Administration e, autor que mais vendeu livros no Brasil nos últimos quatro anos, aponta as cinco habilidades fundamentais para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho e se estabelecer como um “profissional do futuro”. 

  • Autorresponsabilidade: está associada à nossa capacidade de nos responsabilizarmos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influencia direta ou indiretamente. 
  • Inteligência Emocional: É sustentada por dois pilares essenciais: as competências emocionais pessoais e as competências emocionais sociais. Elas representam as habilidades necessárias para viver de forma positiva, em equilíbrio consigo e com o mundo e dominá-las é essencial. 
  • Empatia: perceba as emoções alheias, compreenda seus pontos de vista e se interesse ativamente por suas preocupações. Em uma discussão, não significa necessariamente renunciar a suas convicções, mas buscar entender os argumentos do outro e ceder quando necessário. 
  • Resiliência: Para conquistar seus objetivos, é preciso saber que depois da tempestade, sempre vem a bonança. Profissionais resilientes são proativos, determinados e sabem lidar com momentos de pressão e estresse. A habilidade de resiliência é complementar à capacidade de autogerenciamento e à orientação para soluções. Um combo desses atributos é, certamente, um indicativo de êxito no mundo corporativo. 
  • Pensamento crítico: Capacidade analítica, facilidade para interpretar dados, curiosidade e perfil questionador são competências valorizadas no ambiente corporativo. Afinal, quem demonstra interesse em analisar e questionar processos, apresenta mais chances de contribuir para a dinâmica da empresa e, assim, alcançar melhores resultados. 
  • Autoconhecimento: Trata-se da maneira com a qual uma pessoa enxerga a si mesma. Não é, portanto, a forma como as pessoas entendem e percebem você, em diferentes meios e situações. Quanto melhor for o seu autoconhecimento, mais você vai identificar as questões que te motivam e, também, aquelas que pouco estimulam a sua resposta e busca por objetivos e conquistas. 

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*Imagem de capa: Depositphotos