Gerdau investe R$ 100 milhões para modernização da usina em Barão de Cocais (MG)

Investimento em novos equipamentos visa ganhos em eficiência e segurança operacional.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, iniciou, na última semana, a execução de um investimento de R$ 100 milhões para reforma e revitalização de algumas de suas estruturas na Usina de Barão de Cocais, em Minas Gerais. As intervenções acontecem principalmente nos dois altos-fornos e na aciaria. No período entre 1º de dezembro e 31 de janeiro de 2023 a operação ficará paralisada e contará com 940 novos trabalhadores de empresas parcerias para execução das atividades.

As obras contarão com reparos da estrutura dos altos-fornos, modernização de equipamentos para segurança de processo e controle de emissões no sistema de lavagem de gases e despoeiramentos. Na aciaria também serão trocados equipamentos importantes para garantir os controles de emissões, como a chaminé e o vaso, além da reforma do misturador.

Paulo Cesar Bueno, gerente executivo da Gerdau em Barão de Cocais, explica que a grande maioria dos projetos são de segurança operacional e estão voltados para estabilidade produtiva e diminuição dos riscos de parada. “Esses investimentos em modernização são necessários para garantir maior eficiência e eficácia operacional da nossa usina, de forma a garantir a melhor performance dos equipamentos, além de oferecer sempre mais segurança aos nossos colaboradores”, conclui.

A Gerdau em Barão de Cocais

A Gerdau passou a operar a usina de Barão de Cocais em 1988. A unidade, que foi a primeira da companhia em Minas Gerais, tem a capacidade produtiva de 330 mil toneladas de aço por ano e conta com cerca de mil colaboradores. A usina utiliza fontes renováveis para a produção de aço, como carvão vegetal, além de contar com a reciclagem de sucata ferrosa. O aço que sai da unidade é voltado principalmente para a produção de itens como torres de transmissão de energia, pivô de irrigação, ferramentas manuais, entre outros.