Uisa investe R$ 53 milhões em fábrica para levedura de cana

Investimento atende setor de nutrição animal e de tornar Uisa quarto maior player nacional de produção de levedura.

A biorrefinaria matogrossense Uisa iniciou a construção de uma fábrica que vai produzir levedura de cana para o setor de nutrição animal com investimento de R$ 53 milhões. De acordo com a publicação do Globo Rural, a previsão é que a nova planta comece a operar em abril de 2023.

“A gente é bom em produzir biomassa barata da cana-de-açúcar e tem como obrigação converter esse carbono agrícola renovável em diversos produtos. A levedura atualmente é descartada na produção de etanol e com um investimento, que não é pequeno, nós conseguimos trazer aumento de rentabilidade para o mesmo hectare plantado”, explica José Fernando Mazuca Filho, CEO da Uisa.

Segundo a publicação, esta é a primeira grande empreitada da companhia no setor de nutrição animal. Além disso, a expectativa no setor é tão grande que a planta industrial que está sendo erguida em Nova Olímpia, ao lado da usina fundada há 41 anos, vai gerar uma nova empresa, a Uisa Bionutrition, com equipe própria e expectativa de acrescentar de 10% a 15% no resultado final da empresa.

Levedura para atender regionais

Embora o mercado internacional possua alta demanda por levedura, Mazuca aponta que o objetivo da Uisa Bionutrition é atender produtores regionais de proteína animal, primeiras e outras indústrias de ração do mercado interno.

Com 9,5 mil toneladas de capacidade, a indústria deve ser o quarto maior player nacional da produção de levedura. Está prevista a fabricação de levedura inativa, levedura autolisada, levedura hidrolisada e parede celular.