Focado em moldes e matrizes, novo Cimatron apresenta mais de 110 novos recursos

O novo Cimatron 16 oferece uma nova interface de usuário limpa e maior automação para projeto de ferramental mais rápido.

A FIT Tecnologia, fornecedora do software CIMATRON, anunciou o lançamento de seu produto focado em moldes e matrizes CIMATRON 16. Após um período intensivo de testes beta industriais, o CIMATRON 16 está agora disponível para entrega aos clientes.

A versão 16 apresenta mais de 110 novos recursos em todas as áreas do produto, incluindo uma nova interface de usuário limpa e maior automação para design de moldes, criação de eletrodos e programação NC com mais rapidez. Além disso, a ênfase contínua em soluções para fabricantes de ferramentas para superfícies de matrizes, manipulação de malhas e detalhamento de desenhos.

Aprimoramentos significativos de CAD incluem a capacidade de criar nervuras estruturais a partir de um contorno 2D ou 3D, com ângulo de inclinação e topos planos ou arredondados. O trabalho com modelos de malha também foi aprimorado com novos recursos para fechar áreas abertas, mapeamento de curvatura e a opção de definir áreas de malha locais onde é possível definir tolerâncias de malha mais finas para descrever detalhes de modelo mais complexos.

A eficiência do usuário continua a ser um foco com o fluxo de trabalho do processo sendo aprimorado em várias áreas, incluindo impressão em lote com suporte para visualizações sombreadas, arrastamento de tríade dinâmica, suporte expandido de BOM para estruturas de montagem e controle de preferências estendido com a capacidade de pesquisar e redefinir.

Para fabricantes de moldes, vários novos tipos de layout de molde estão agora disponíveis, incluindo espelho inteligente e matriz com o assistente de configuração controlando os parâmetros para o subtipo de layout, rotações e distâncias da cavidade. Além disso, foi adicionado um novo recurso para travamento automatizado do ejetor que detecta quais ejetores precisam ser travados e o tipo de trava necessária para evitar sua rotação na placa ejetora e, em seguida, modifica o cabeçote para criar o bolso apropriado na placa ejetora .


Continua depois da publicidade


Os recursos de extensão de superfície foram aprimorados para fabricantes de moldes e matrizes com uma nova função de extensão de pele tangente que fornece a capacidade de estender automaticamente as bordas da superfície para auxiliar na construção de faces de partição de núcleo e cavidade. As faces estendidas do design da matriz também foram aprimoradas para gerenciar melhor as condições de canto interno que criaram extensões de face sobrepostas. Nesse cenário, agora é possível substituir a área afetada por uma superfície de patch contínua e suave.

A refrigeração conformal pode beneficiar todos os tipos de peças moldadas e o CIMATRON 16 agora oferece métodos mais automatizados para geração superior de caminhos de refrigeração. Além disso, uma nova função de volume virtual permite que o usuário limite um circuito de resfriamento a uma parte do volume da forma e evite seções que não requerem um canal de resfriamento. Outras melhorias incluem uma nova função de curvatura otimizada que destaca áreas onde um canal de resfriamento não pode ser criado, como um raio de curva menor que o diâmetro do canal, fornecendo ao usuário controles de apontar e clicar para corrigir o caminho do canal.

O projeto do eletrodo é uma parte crítica do processo de produção do molde e o CIMATRON 16 traz uma série de grandes desenvolvimentos. Isso inclui a capacidade de aplicar modelos baseados em superfície para eletrodos múltiplos, aprimoramentos de configuração de EDM para suporte de material com atributos de fabricação conectados e suporte para suportes System 3R. Para o processo de produção, os eletrodos de usinagem são mais fáceis de controlar, pois os usuários agora podem especificar o estágio de queima do eletrodo, desde o desbaste até o polimento, diretamente no NC-Setup. Todos os parâmetros de usinagem relevantes serão aplicados automaticamente de acordo com a configuração do EDM com um novo mecanismo para criar automaticamente os arquivos NC.

O CIMATRON  16 representa outro lançamento com grandes desenvolvimentos CAM para dar suporte à automação NC. O desbaste de alojamentos 3 eixos agora suportam a seleção automática de várias fresas de diferentes comprimentos para a sequência de corte ideal, dividindo o percurso da ferramenta em várias operações com base no comprimento de corte. Esse recurso de eficiência para alojamentos/cavidades de volume paralelo, desbastes espiral e por volume resulta em melhor seleção de ferramentas, vibração reduzida da ferramenta, vida útil prolongada da ferramenta e velocidades de corte mais rápidas.

O VoluMill agora pode ser aplicado a várias cavidades abertas e fechadas de diferentes alturas e profundidades como uma rotina de uma etapa e uma única operação NC. Outras operações de 2,5 eixos incluem um novo recurso no procedimento de rasgo que usa furos pré-furados para entrada segura no material e para acelerar a usinagem com movimento ideal da trajetória da ferramenta em cada nível. Mais ganhos de eficiência podem ser alcançados com rotinas de furação multi-eixos que consideram o modelo de estoque real em vez da caixa delimitadora da geometria. Isso cria um ponto de partida mais próximo do material para um ciclo de usinagem mais seguro e rápido.

A fornecedora, FIT Tecnologia, disponibiliza o download do CIMATRON 16 para o profissional experimentar a nova versão por 30 dias. Além de todo treinamento e assistência para implementação do software nas empresas.

Sobre

A FIT Tecnologia trabalha com softwares que impulsionam o futuro da engenharia, com foco na otimização de processos digitais em projetos CAD 3D, programação CAM e usinagem CNC, comunicação entre máquinas via DNC, gestão de documentação digital PDM, simulações virtuais e análises CAE.  Dentre as principais soluções estão: CIMATRON, GIBBSCAM, FIKUS e CIMCO Edit.

A FIT Tecnologia também possui um programa completo de treinamentos, nas modalidades presencial, remoto e EAD, com profissionais especializados, para que o usuário explore todo o potencial de recursos dos softwares. Além de todo o suporte necessário para cobrir as fases do processo de implementação dos softwares nas empresas.