A maioria dos produtos industrializados hoje são fabricados com tecnologia CAM avançada

Em quase todos os produtos fabricados hoje, o SolidCAM é utilizado no processo economizando consideravelmente os tempos de usinagem e custos de fabricação.

De bens de consumo da Tramontina, empacotadoras da Indumak, churrasqueiras da Kafer, armas de fogo da Taurus, processadores Intel, veículos da Toyota a impressoras HP, em quase todos os produtos fabricados hoje, o SolidCAM é utilizado no processo economizando consideravelmente os tempos de usinagem e custos de fabricação.
 
Os produtos fabricados hoje que usam o SolidCAM estão em todos os lugares. Empresas aeroespaciais como Airbus e SpaceX, a empresas de defesa como Taurus, Imbel e CBC, e para gigantes de produtos como Procter & Gamble, Bosch e Michelin - a maioria das grandes empresas utilizam o SolidCAM diretamente ou terceirizam com empresas de usinagem.
 
Economia de 70% em tempos de fabricação e custos operacionais.
 
A SolidCAM, que foi fundada há 38 anos, com sede em Israel e filiais e revendedoras em todo o mundo, é uma das empresas líderes na área de software CAM. O Controle Numérico Computadorizado - ou CNC, abreviado - refere-se à técnica de usinagem precisa de matérias-primas industriais, como metais, plásticos, madeira e outros. A precisão desta usinagem é alcançada usando dois tipos de software: CAD (Computer Aided Design), para o projeto do produto e CAM (Computer Aided Manufacturing), para a programação das operações de usinagem de peças para a fabricação.
 
A empresa SolidCAM se estabeleceu como líder mundial em CAM Integrado. Seu software é uma ferramenta essencial no processo de fabricação para muitos produtos ao redor do mundo - usado também para fabricar as próprias máquinas CNC que usinam os produtos.
 
Nos últimos anos muitas indústrias em todo o mundo têm alterado a forma de programar as máquinas CNC, deixando de usar a programação manual no "pé da máquina", que não é eficiente, demorada, complexa de fazer e sujeita a erros humanos, para programação utilizando softwares CAM avançados como o SolidCAM, que atende às diversas necessidades das indústrias com muito mais eficiência. O SolidCAM fornece aos fabricantes uma solução CAM intuitiva e completa, integrada aos CADs populares, principalmente o SOLIDWORKS, que é o CAD 3D líder mundial.
 
Uma das principais tecnologias que o SolidCAM introduziu no campo de usinagem CNC é o iMachining, uma tecnologia patenteada revolucionária, que gera percursos muito eficientes e calcula automaticamente as condições ideais de corte de usinagem, de acordo com o tipo de material de estoque, ferramenta de fresamento e máquina CNC sendo usada. Essa tecnologia pode economizar 70% ou mais no tempo de usinagem e, ao cortar metais duros, como titânio e aço inoxidável, pode economizar cerca de 80% o tempo de usinagem. Por exemplo, um software CAM diferente, com tecnologia desatualizada, corta o material em 17 minutos, enquanto a tecnologia iMachining pode cortá-lo em apenas 6 minutos.
 
Quando se trata de uma linha de produção de centenas de unidades de uma peça, essa tecnologia economiza muito tempo e dinheiro. Além disso, o iMachining mantém a integridade das ferramentas de corte e prolonga sua vida útil. O iMachining está integrado hoje também com o NX CAM da Siemens, que é muito utilizado por clientes em todo o mundo.

A soluções CAM avançada homologada para todos os tipos de máquinas CNC

O SolidCAM é muito popular pois é compatível e possui suporte para todos os tipos e marcas de máquinas CNC, incluindo máquinas CNC avançadas que combinam fresamento e torneamento e máquinas de cabeçotes móveis - essas máquinas de cabeçotes móveis podem usinar peças minúsculas com apenas alguns centímetros de comprimento e diâmetro com menos de um milímetro, com altíssimos níveis de precisão. Essas peças são encontradas em muitos produtos, especialmente na área de produtos médicos.
 
O SolidCAM é fácil de usar e permite que o usuário aprenda o software de maneira fácil, rápida e conveniente. Os serviços adicionais fornecidos pelas filiais e revendas do SolidCAM incluem suporte técnico e customização para todos os tipos e marcas de máquinas CNC e para todos os tipos de comando, em todo o mundo.
 
É importante considerar que a SolidCAM está em expansão e está entrando na área de manufatura aditiva, combinando a impressão 3D Desktop Metal com o pós-processamento CNC. A SolidCAM também lançou o SolidMetal INTERACTIVE MARKETPLACE, que conecta dezenas de milhares de clientes SolidCAM a compradores de trabalhos CNC em todo o mundo.

A empresa israelense revolucionária que se tornou líder mundial em tecnologia

A SolidCAM é uma das maiores histórias de sucesso internacional que se originou em Israel. Entre seus principais clientes, por exemplo, estão os pneus Michelin, que utilizam o SolidCAM na usinagem de moldes de seus pneus. A empresa Boston Scientific do setor médico nos EUA, utiliza o SolidCAM para fabricar stents para expansão de artérias.

A empresa foi fundada pelo atual CEO, Dr. Emil Somekh, que imigrou para Israel na década de 1970, depois de fugir do governo de Saddam Hussein no Iraque. A empresa tornou-se líder internacional na área de software CAM para fabricação CNC. Hoje, o SolidCAM é instalado e usado por 24.000 clientes nas indústrias em todo o mundo, dos quais cerca de 600 indústrias e empresas estão em Israel. Mais de 64.000 instalações do software estão em universidades e escolas técnicas em todo o mundo e no Brasil está sendo adotado pelas escolas SENAI que possuem metal mecânica em sua grade curricular.
 
A SolidCAM possui 250 funcionários em todo o mundo: Israel, Alemanha (o maior mercado da empresa), EUA (os mercados de crescimento mais rápido da empresa), Espanha, Japão, China, Índia, República Tcheca e Sérvia. A SolidCAM também possui distribuidores operando em 65 países em todo o mundo, incluindo Brasil, Japão, Coréia do Sul, Turquia, Inglaterra, França, Itália, Austrália, Cingapura e muito mais. Os funcionários da SolidCAM incluem programadores de software e pessoal de gerenciamento de produtos, que são especialistas em desenvolvimento de software de aplicação e tecnologias de usinagem CNC.
 
De acordo com o Dr. Somekh, "Construir e gerenciar uma equipe global vencedora, localizar importantes parceiros de tecnologia e o constante esforço para satisfazer as necessidades dos clientes de fabricação são as principais chaves para o sucesso da SolidCAM. O software CAM da SolidCAM é uma solução completa do mercado e fornece soluções tecnológicas para toda a cadeia de fabricação, desde os fabricantes de máquinas CNC e ferramentas de corte até a produção de peças, atendendo a diversos clientes de fabricação em todo o mundo."

Equipe da SpaceX com o CEO da SolidCAM, Dr. Emil Somekh (o último a direita) na feira IMTS2022 em Chicago, US. Imagem: Divulgação.
* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM

Tópicos: