Mercedes-Benz anuncia demissão de 3,6 mil em SP

Segundo o portal de notícias G1, companhia também vai terceirizar parte da operação

A alemã Mercedes-Benz anunciou, nesta terça-feira (5), a demissão de 3,6 mil trabalhadores em sua unidade de São Bernardo do Campo (SP), a primeira planta da companhia no Brasil, inaugurada na década de 1950. As baixas fazem parte de uma reestruturação de sua fábrica de caminhões e chassis de ônibus, segundo informações do portal de notícias G1. A decisão também envolve a terceirização de parte da operação.

De acordo com o portal, o motivo alegado pela empresa, vinculada à Daimler Truck, foi a pressão de custo e a transformação da indústria automobilística. O movimento "tornou necessário um foco maior no 'core business', definido como a fabricação de chassis de ônibus, caminhões e o desenvolvimento de tecnologias e serviços para o futuro", diz o portal. 

Passarão para marcas terceirizadas a produção de componentes como eixos dianteiro e transmissão média e os serviços de logística, manutenção e ferramentaria.

De imediato, serão demitidos 2,2 mil trabalhadores da unidade. Outros 1,4 mil não terão seus contratos temporários renovados a partir de dezembro.

O anúncio representa mais uma míngua da alemã no país. No ano passado, a Mercedes-Benz vendeu sua fábrica de automóveis premium de Iracemápolis (SP) para a Great Wall Motors. A aquisição incluiu um terreno que corresponde a 1,2 milhão de metros quadrados, todos os prédios e os equipamentos de produção.