Saint-Gobain Abrasivos aporta R$ 13 mi em melhorias sustentáveis em unidade do Brasil

A fábrica de Lorena é uma unidade que atua na vanguarda da sustentabilidade da líder no mercado de lixas abrasivas.

A Saint-Gobain Abrasivos, líder no mercado de lixas abrasivas, inaugurou a nova área de fusão da unidade de Lorena (SP), que fornece grãos marrons de óxido de alumínio desde 1978. O investimento foi de R$ 13 milhões. Entre as melhorias, a fábrica passa a ter um consumo de energia 15% menor. Além disso, o sistema de exaustão passou por um processo de retrofit para maior conforto dos colaboradores, cuidando também do meio ambiente.  

“Desde 2020, com o fechamento de muitas fronteiras comerciais devido à pandemia, ficou ainda mais claro para nós a relevância da unidade de Lorena, que passou a garantir nosso abastecimento independente e autossuficiente de óxido de alumínio”, comenta Stéphane Artaud, Vice-presidente da Saint-Gobain Abrasivos na América do Sul.

A fábrica de Lorena é uma unidade que atua na vanguarda da sustentabilidade. Há 17 anos, ela abriga a Unidade Recuperadora de Grãos Abrasivos, que desde sua fundação evitou o envio de mais de 35 mil toneladas de resíduos para aterros sanitários.

“O novo controle de dosagem automatizados das matérias-primas vai permitir mais confiabilidade e estabilidade e um processo de fusão mais confiável que entregará grãos de qualidade superior às nossas unidades produtivas. Além disso, a fusão agora atua com os mais altos padrões de segurança e conta com a instalação de um novo sistema de detecção e combate automático a incêndios”, finaliza o VP.