Resultado do investimento de R$ 180 mi, JBS Biodiesel inicia as operações da nova planta de biocombustível em SC

A nova unidade tem capacidade de produção de aproximadamente 370 milhões de litros por ano.

A JBS Biodiesel está expandindo as suas operações com uma nova fábrica de biodiesel, na cidade de Mafra, em Santa Catarina. Com um investimento de R$ 180 milhões anunciado em 2020, a nova planta duplicou a capacidade de produção de biocombustível da companhia, uma unidade da JBS Novos Negócios.

A nova fábrica, a terceira em operação da JBS Biodiesel, tem uma área total de 76 mil metros quadrados e capacidade de produção de aproximadamente 370 milhões de litros por ano. Com a nova fábrica em operação, a capacidade de produção total de biodiesel da JBS saltou de 350 milhões para cerca de 720 milhões de litros por ano, montante que equivale a pouco mais de 10% do volume de 6,76 bilhões litros produzidos do biocombustível em 2021, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A cidade de Mafra foi escolhida por ter fácil acesso aos modais ferroviários e rodoviários, pela proximidade à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), uma das principais unidades de mistura e distribuição de diesel do País, e acesso rápido ao porto de Paranaguá, no Paraná, terceiro maior do Brasil. A operação da fábrica irá gerar até 400 empregos diretos e indiretos, beneficiando a economia da região oeste catarinense.

Para produzir o biodiesel em Mafra, a JBS Biodiesel vai usar como matérias-primas o óleo de fritura recuperado e o óleo de soja proveniente do esmagamento de grão para a produção de farelo que alimenta aves e suínos. Com isso, a companhia fortalece a diversificação das fontes de matéria-prima, uma vez que, hoje, é a maior produtora mundial verticalizada de biodiesel a partir de sebo bovino.


Continua depois da publicidade


A escolha da JBS Biodiesel em ampliar a sua presença mercado de biodiesel está em linha com o compromisso Net Zero da JBS, que tem como meta zerar o balanço de emissões relacionadas a sua cadeia de valor até 2040. Além de Mafra, a companhia possui uma unidade de biocombustível em Lins (SP) e outra fábrica em Campo Verde (MT).