Unipar anuncia investimento de R$ 140 milhões em nova fábrica na Bahia

As obras da fábrica deverão ser finalizadas em dois anos.

O grupo Unipar anunciou, na última quarta-feira (8), a construção de uma nova unidade produtiva no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia. De acordo com comunicado da empresa, a planta demandará investimentos de cerca de R$ 140 milhões.

Devido à alta demanda prevista para a universalização do acesso à água tratada e à coleta de esgoto, que é resultado do novo marco do saneamento, a nova fábrica terá como foco principal a produção de ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica.  

A fábrica baiana terá capacidade para processar 10 mil toneladas de cloro anuais, 12 mil toneladas de soda cáustica, 20 mil toneladas de hipoclorito de sódio e 25 mil toneladas de ácido clorídrico. Além disso, a previsão é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano e sejam finalizadas em dois anos. 

Segundo a companhia, a unidade no Polo de Camaçari foi projetada com tecnologias modernas e ecoeficientes de produção de cloro, o que resulta na otimização do consumo de energia e dos demais recursos.

“Por meio deste investimento, a Unipar dará mais um importante passo na sua estratégia de crescimento sustentável. Seguimos buscando oportunidades de crescimento em três verticais: expansão no negócio core (cloro e derivados, soda cáustica e PVC) no Brasil e outras regiões; ampliacão em negócios adjacentes ao core, e entrada em novos negócios na química básica e petroquímica, historicamente no DNA da Unipar”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

O grupo tem atualmente três unidades, duas delas em São Paulo e outra na Argentina.